Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10230
Título: MY FAVORITE COLOR: O AUDIOBOOK COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CRIANÇAS CEGAS
Título(s) alternativo(s): MY FAVORITE COLOR: THE AUDIOBOOK AS A TEACHING TOOL FOR BLIND CHILDREN
Autor(es): SOUZA, Bárbara Liz Silva
Palavras-chave: comunicação;
acessibilidade;
audiodescrição;
educação;
inglês
communication;
accessibility;
audio description;
education;
English
Data do documento: 18-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Propõe-se uma reflexão em torno da comunicação e acessibilidade no processo educativo do ensino da língua inglesa. Nesta perspectiva, apresentamos o áudio e suas possibilidades de inclusão para pessoas com deficiência visual, prioritariamente. Dessa forma, nosso objetivo foi demonstrar que o audiobook com audiodescrição pode ser uma ferramenta de ensino nas aulas de inglês para alunos com deficiência visual, tornando as aulas mais inclusivas. Para atingir tal objetivo, apresentamos uma discussão sobre capacitismo, entendido como uma prática limitante na sociedade. Em seguida, problematizamos a cegueira no ambiente escolar como um desafio para o corpo docente e apontamos o áudio e suas possibilidades de uso através da audiodescrição como uma mídia potencializadora e colaborativa no processo de aprendizagem da língua inglesa. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia de ensino que utiliza o áudio (por meio do audiobook com audiodescrição e binauralidade), com os demais órgãos do sentido, de forma a contribuir com a didática dos professores de inglês. O audiobook denominado “My favorite color” foi concebido com uma metodologia que, para além da bibliográfica, teve a escuta de pessoas cegas e com baixa visão. Após a criação, o audiobook foi testado, através de um minicurso, para uma turma de alunos cegos e videntes da educação básica, com a proposta de averiguar sua eficácia metodológica. Comprovou-se que o audiobook pode ser uma ferramenta de acessibilidade durante as aulas de língua inglesa.
Descrição: A reflection is proposed about communication and accessibility in the educational process of teaching the English language. From this perspective, we present audio and its inclusion possibilities for people with visual impairments, primarily. Therefore, our objective was to demonstrate that audiobooks with audio description can be a teaching tool in English classes for students with visual impairments, making classes more inclusive. To achieve this objective, we present a discussion about ableism, understood as a limiting practice in society. Next, we problematize blindness in the school environment as a challenge for teaching staff and point out audio and its possibilities of use through audio description as an empowering and collaborative media in the process of learning the English language. To this end, we developed a teaching methodology that uses audio (through the audiobook with audio description and binaurality), with other senses, in order to contribute to the work of English teachers. The audiobook called “My favorite color” was designed with a methodology that, in addition to the bibliography, was listened to by blind people and those with low vision. After creation, the audiobook was tested, through a mini-course, for a class of blind and sighted basic education students, with the aim of investigating its methodological effectiveness. It has been proven that audiobooks can be an accessibility tool during English language classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10230
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA LIZ SILVA SOUZA.pdfTCC de Graduação14,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.