Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEITE, João Pedro Caldas-
dc.date.accessioned2025-11-12T12:39:52Z-
dc.date.available2025-11-12T12:39:52Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10232-
dc.descriptionWith the spread of streaming, audiovisual products, previously restricted to television and now diluted with multiplatform languages, have received greater prominence and reach. This is due to technological changes that involve the distribution and circulation of various contents, as well as the constant invitation made to fans to actively participate in the construction of narratives, engaging in a collective intelligence in the search for information, interpretations and discussions about complex plots. Starting from the imagetic approach of the Nordic noir subgenre, this work aims to apply mapping the articulations arising between production/distribution of the series The Chestnut Man (2021) and its instances of appropriation/reading, using for this purpose the Circuit of Culture (Johnson, 1999) in an integrated way. It therefore proposes an approach to audiovisual linked to the idea of culture as a record of ways of life (Williams, 2011) - a research of an exploratory and analytical nature, qualitative, through the combination of different methodological tools, comes to understand the links between production and consumption.pt_BR
dc.description.abstractCom a disseminação do streaming, os produtos audiovisuais, anteriormente restritos à televisão e atualmente diluídos com linguagens multiplataformas, passaram a receber maior destaque e alcance. Isso se deve às mudanças tecnológicas que envolvem a distribuição e a circulação de conteúdos diversos, bem como o convite constantemente feito aos fãs para participarem ativamente na construção das narrativas, engajando-se em uma inteligência coletiva em busca de informações, interpretações e discussões acerca de tramas complexas. Partindo da abordagem imagética do subgênero nordic noir, este trabalho tem por objetivo aplicar as articulações decorrentes entre produção/distribuição da série O Homem das Castanhas (2021) e suas instâncias de apropriação/leitura, utilizando para este fim o Circuito de Cultura (Johnson, 1999) de forma integrada. O trabalho também propõe, portanto, uma abordagem para o audiovisual vinculada à ideia de cultura como registro dos modos de vida (Williams, 2011) — uma pesquisa de cunho exploratório e analítico, de natureza qualitativa, por meio da combinação de diferentes ferramentas metodológicas, passa a compreender os vínculos entre produção e consumo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectO Homem das Castanhas;pt_BR
dc.subjectNordic Noir;pt_BR
dc.subjectCircuito de Culturapt_BR
dc.subjectThe Chestnut Man;pt_BR
dc.subjectnordic noir;pt_BR
dc.subjectCulture Circuitpt_BR
dc.titleNORDIC NOIR NO STREAMING: MAPEANDO DINÂMICAS ENTRE PRODUÇÃO E CONSUMO EM O HOMEM DAS CASTANHAS (2021)pt_BR
dc.title.alternativeNORDIC NOIR NO STREAMING: MAPPING DYNAMICS BETWEEN PRODUCTION AND CONSUMPTION IN THE MAN OF CHESTNUTS (2021)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Pedro Caldas Leite.pdfTCC de Graduação7,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.