Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10232| Título: | NORDIC NOIR NO STREAMING: MAPEANDO DINÂMICAS ENTRE PRODUÇÃO E CONSUMO EM O HOMEM DAS CASTANHAS (2021) |
| Título(s) alternativo(s): | NORDIC NOIR NO STREAMING: MAPPING DYNAMICS BETWEEN PRODUCTION AND CONSUMPTION IN THE MAN OF CHESTNUTS (2021) |
| Autor(es): | LEITE, João Pedro Caldas |
| Palavras-chave: | O Homem das Castanhas; Nordic Noir; Circuito de Cultura The Chestnut Man; nordic noir; Culture Circuit |
| Data do documento: | 14-Dez-2023 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | Com a disseminação do streaming, os produtos audiovisuais, anteriormente restritos à televisão e atualmente diluídos com linguagens multiplataformas, passaram a receber maior destaque e alcance. Isso se deve às mudanças tecnológicas que envolvem a distribuição e a circulação de conteúdos diversos, bem como o convite constantemente feito aos fãs para participarem ativamente na construção das narrativas, engajando-se em uma inteligência coletiva em busca de informações, interpretações e discussões acerca de tramas complexas. Partindo da abordagem imagética do subgênero nordic noir, este trabalho tem por objetivo aplicar as articulações decorrentes entre produção/distribuição da série O Homem das Castanhas (2021) e suas instâncias de apropriação/leitura, utilizando para este fim o Circuito de Cultura (Johnson, 1999) de forma integrada. O trabalho também propõe, portanto, uma abordagem para o audiovisual vinculada à ideia de cultura como registro dos modos de vida (Williams, 2011) — uma pesquisa de cunho exploratório e analítico, de natureza qualitativa, por meio da combinação de diferentes ferramentas metodológicas, passa a compreender os vínculos entre produção e consumo. |
| Descrição: | With the spread of streaming, audiovisual products, previously restricted to television and now diluted with multiplatform languages, have received greater prominence and reach. This is due to technological changes that involve the distribution and circulation of various contents, as well as the constant invitation made to fans to actively participate in the construction of narratives, engaging in a collective intelligence in the search for information, interpretations and discussions about complex plots. Starting from the imagetic approach of the Nordic noir subgenre, this work aims to apply mapping the articulations arising between production/distribution of the series The Chestnut Man (2021) and its instances of appropriation/reading, using for this purpose the Circuit of Culture (Johnson, 1999) in an integrated way. It therefore proposes an approach to audiovisual linked to the idea of culture as a record of ways of life (Williams, 2011) - a research of an exploratory and analytical nature, qualitative, through the combination of different methodological tools, comes to understand the links between production and consumption. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10232 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| João Pedro Caldas Leite.pdf | TCC de Graduação | 7,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.