Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10236
Título: Educação domiciliar na legislação brasileira: perspectivas de desenvolvimento social
Título(s) alternativo(s): Homeschooling in Brazilian legislation: perspectives for social development
Autor(es): COIMBRA, Eudes de Almeida
Palavras-chave: educação domiciliar;
projetos de lei;
capital cultural.
homeschooling;
bills;
cultural capital.
Data do documento: 12-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A educação brasileira se encontra diante de um quadro de desigualdades que dificulta a permanência dos alunos provenientes de classes menos favorecidas no ambiente escolar, principalmente por conta do aumento da violência e do baixo desempenho nas avaliações educacionais, gerando discussões sobre alternativas para melhorar o sistema educacional. Propostas de solução incluem visões individualizadas de educação, como a educação domiciliar, defendida por certos grupos conservadores no Brasil. Isto revela a existência de diferentes interesses, com as políticas sugerindo para apenas um determinado grupo de famílias, as quais podem oferecer, o acesso à educação domiciliar, desconsiderando a necessidade de discutir questões mais amplas e relevantes para a maioria da sociedade. Assim, a presente pesquisa efetivou uma análise dos Projetos de Lei no. 3179/2012 e 2401/2019, que abordam a regulamentação da educação domiciliar no Brasil. O objetivo se manteve em examinar o contexto em que tais projetos foram desenvolvidos, considerando uma visão de educação democrática que prioriza o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, enfatizando o respeito às diferenças e a promoção de diálogos construtivos na solução das divergências sociais, visto que a educação precisa ser reconhecida como um bem público, uma responsabilidade coletiva e um fator essencial para o crescimento social. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e exploratória, focando no texto dos referidos projetos de lei, analisando seus conteúdos, seus autores, a natureza dos documentos e os conceitos-chaves. Assim, partindo de uma revisão bibliográfica voltada a discutir questões acerca do desenvolvimento social a partir da educação, utilizou-se o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu no intuito de sustentar a análise dos resultados, estabelecida por uma abordagem interpretativa e voltada para a compreensão dos impactos sociais e educacionais da educação domiciliar. A pesquisa trouxe respostas aos questionamentos que envolveram os impactos da legislação da educação domiciliar na socialização, além de reflexões acerca do modelo e de como se dispõe em garantia aos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Descrição: ABSTRACT Bazilian education faces a scenario of inequalities that make it difficult for students from disadvantaged backgrounds to remain in school, primarily due to increased violence and poor performance in educational assessments. This has sparked discussions about alternatives to improve the education system. Proposed solutions include individualized visions of education, such as homeschooling, advocated by certain conservative groups in Brazil. This reveals the existence of differing interests, with policies suggesting access to homeschooling for only a certain group of families, who can offer it, disregarding the need to discuss broader issues relevant to the majority of society. Therefore, this research analyzed Bills No. 3179/2012 and 2401/2019, which address the regulation of homeschooling in Brazil. The objective remained to examine the context in which these projects were developed, considering a vision of democratic education that prioritizes the integral development of children and adolescents, emphasizing respect for differences and the promotion of constructive dialogue to resolve social differences, given that education must be recognized as a public good, a collective responsibility, and an essential factor for social growth. The research adopted a qualitative and exploratory approach, focusing on the text of these bills, analyzing their content, authors, the nature of the documents, and key concepts. Thus, based on a literature review focused on discussing issues related to social development through education, Pierre Bourdieu's concept of cultural capital was used to support the analysis of the results, established through an interpretative approach focused on understanding the social and educational impacts of homeschooling. The research provided answers to questions surrounding the impacts of homeschooling legislation on socialization, as well as reflections on the model and how it guarantees the rights guaranteed by the Child and Adolescent Statute (ECA).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10236
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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