Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10237| Título: | Entre o papel e a vivência: a importância dos laudos diagnósticos no planejamento de práticas inclusivas |
| Título(s) alternativo(s): | Between paper and experience: the importance of diagnostic reports in planning inclusive practices |
| Autor(es): | PACHECO, Fernanda Fernandes |
| Palavras-chave: | laudo diagnóstico; práticas inclusivas; educação especial; planejamento pedagógico. diagnostic report; Inclusive education; special Education; pedagogical planning. |
| Data do documento: | 1-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Os laudos médicos diagnósticos são auxiliadores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, que geram impacto no planejamento e execução do trabalho docente na presença de alunos público-alvo da Educação Especial. Com isso, objetiva-se por meio desta pesquisa investigar as relações existentes entre os laudos médicos diagnósticos para crianças público-alvo da Educação Especial e a importância dada pelos educadores a estes laudos para a construção do planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para isto, optou-se pela pesquisa campo, numa abordagem qualitativa, fazendo-se uma pesquisa inicialmente com delineamento exploratório e com revisão bibliográfica. Na pesquisa de campo, utilizou-se um questionário semiestruturado aplicado com 4 professoras da Educação Básica em uma escola do Município de São Luís – MA que possui Sala de Recursos Multifuncionais. Os dados compilados seguirão o processo de análise conforme o instrumento proposto por Bardin (2016). A partir de tal, tem-se que os achados indicam que, embora os laudos diagnósticos sejam documentos importantes para conhecer as especificidades dos alunos e auxiliar nas intervenções pedagógicas, sua ausência não deve ser impeditiva para a efetivação da inclusão. As professoras entrevistadas destacaram a importância da aproximação, das observações e da formação continuada como elementos centrais para o desenvolvimento de estratégias inclusivas. Além disso, o estudo esclarece os desafios enfrentados por professoras e principalmente pela família para a obtenção desses documentos, bem como a necessidade de articulação entre os campos da saúde e da educação. Conclui-se que os laudos devem ser compreendidos como complementares no fazer pedagógico, e não como condições para a inclusão, sendo o compromisso ético e político dos profissionais da educação um fator determinante para a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. |
| Descrição: | ABSTRACT Inclusive pedagogical practices significantly influence the planning and execution of teaching activities when working with students who are the target audience of Special Education. This research aims to investigate the relationship between medical diagnostic reports for children in Special Education and the importance attributed to these reports by educators in constructing and developing inclusive pedagogical practices. A qualitative field research approach was adopted, beginning with an exploratory study and literature review. In the fieldwork phase, a semi-structured questionnaire was applied to four Basic Education teachers at a school in São Luís – MA, which has a Multifunctional Resource Room. Data were analyzed using Bardin’s content analysis framework (2016). The findings indicate that while diagnostic reports are valuable tools for understanding student needs and guiding pedagogical interventions, their absence should not hinder the implementation of inclusive education. The interviewed teachers emphasized the importance of close interaction, observation, and ongoing professional development as key elements for inclusive strategies. Moreover, the study highlights the challenges faced by teachers and, especially, by families in obtaining these documents, as well as the need for greater coordination between the fields of health and education. It concludes that diagnostic reports should be viewed as complementary tools in pedagogical practice rather than prerequisites for inclusion. Ultimately, the ethical and political commitment of education professionals is a determining factor in ensuring the right to learning for all students. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10237 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FERNANDA_PACHECO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.