Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10239| Título: | Quando o estágio supervisionado vira história: narrativas de quem aprendeu ensinando |
| Título(s) alternativo(s): | When supervised internships become history: narratives from those who learned by teaching |
| Autor(es): | SILVA, Giovanna Ribeiro Almeida e |
| Palavras-chave: | estágio supervisionado, identidade docente, prática pedagógica. supervised internship, teacher identity, pedagogical practice. |
| Data do documento: | 13-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Nas últimas décadas, o cenário educacional brasileiro tem exigido novas posturas e olhares sensíveis por parte dos professores em formação, especialmente diante da complexidade do cotidiano escolar. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir, por meio de narrativas autobiográficas, sobre as experiências vividas no estágio supervisionado e suas contribuições para a formação docente e para a construção da identidade profissional do professor em formação. A pesquisa se ancora em referenciais teóricos como Arroyo (2013), Clandinin e Connelly (2011), Freire (1996), Libâneo (2013), Nóvoa (1992, Pimenta e Lima (2017), entre outros, que tratam da formação docente, dos saberes da prática e da pesquisa narrativa, e propõe compreender o estágio supervisionado não como mera exigência curricular, mas como um espaço potente de aprendizagens, afetos e ressignificações. O estudo adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na metodologia narrativa, tendo como principal instrumento de análise os relatos reflexivos elaborados pela autora ao longo do estágio, baseados em observações, vivências e registros em diário de campo. Entre os principais resultados, identificam-se a importância da escuta sensível, da afetividade e da mediação entre teoria e prática para o desenvolvimento da identidade docente. As experiências relatadas revelam que o estágio supervisionado é um território de aprendizagem plural, onde o professor em formação confronta idealizações, enfrenta desafios reais e desenvolve habilidades fundamentais para a atuação pedagógica, como empatia, improvisação e reflexão crítica. As narrativas evidenciam também como os vínculos afetivos estabelecidos com os alunos e com o ambiente escolar contribuem para a construção de um fazer docente mais humanizado e significativo. Além disso, a escrita de si emerge como instrumento metodológico de autoconhecimento e reelaboração do vivido, permitindo à autora ressignificar experiências e compreender sua trajetória formativa de maneira mais ampla e sensível. Conclui-se que o estágio supervisionado representa uma etapa decisiva na formação docente, ao proporcionar o encontro com a realidade escolar em suas múltiplas dimensões e ao possibilitar a construção de saberes que vão além dos conteúdos acadêmicos, envolvendo dimensões éticas, emocionais e relacionais. O trabalho reforça a importância de se pensar a formação inicial de professores a partir de práticas que integrem o saber teórico ao vivido, respeitando a subjetividade e a experiência como fontes legítimas de conhecimento. |
| Descrição: | ABSTRACT In recent decades, the Brazilian educational context has demanded new approaches and more sensitive perspectives from pre-service teachers, especially in the face of the complexity of everyday school life. In this context, the present study aims to reflect, through autobiographical narratives, on the experiences lived during the supervised internship and their contributions to teacher education and the construction of professional identity. The research is anchored in theoretical frameworks such as Arroyo (2013), Clandinin and Connelly (2011), Freire (1996), Libâneo (2013), Nóvoa (1992), Pimenta and Lima (2017), among others, which address education, practical knowledge, and narrative inquiry, proposing to understand the supervised internship not as a mere curricular requirement, but as a powerful space for learning, emotional engagement, and meaning-making. The study adopts a qualitative approach, with emphasis on narrative methodology, using reflective accounts written by the author throughout the internship as the main instrument of analysis, based on observations, experiences, and field diary records. Among the main findings, the importance of sensitive listening, affectivity, and the mediation between theory and practice for the development of teacher identity stands out. The reported experiences reveal that the supervised internship is a plural learning territory, where the pre-service teacher confronts idealizations, faces real challenges, and develops essential skills for pedagogical practice, such as empathy, improvisation, and critical reflection. The narratives also show how affective bonds established with students and the school environment contribute to building a more humanized and meaningful teaching practice. Furthermore, self-writing emerges as a methodological tool for self- knowledge and reinterpretation of lived experiences, allowing the author to give new meaning to her experiences and to understand her formative trajectory in a broader and more sensitive way. It is concluded that the supervised internship represents a decisive stage in teacher education, by providing direct contact with the school reality in its multiple dimensions and enabling the construction of knowledge that goes beyond academic content, encompassing ethical, emotional, and relational dimensions. The study reinforces the importance of rethinking initial teacher education through practices that integrate theoretical knowledge with lived experience, acknowledging subjectivity and experience as legitimate sources of knowledge. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10239 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GIOVANNA_SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 365,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.