Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1024
Título: TRANSPORTE MARÍTIMO DE CABOTAGEM NO COMPLEXO PORTUÁRIO DO ITAQUI: análise do potencial de mercado
Autor(es): Silva Neto, Fernando
Palavras-chave: Análise SWOT
Complexo Portuário do Itaqui
Cabotagem
Logística portuária
Transporte marítimo
SWOT Analysis
Porto do Itaqui Complex
Coasting Navigation
Port Logistic
Maritime Transports
Data do documento: 23-Dez-2014
Resumo: O transporte de cargas no Brasil sofre grande influência de um modal específico, o modal rodoviário. Essa dependência criada, entre outros motivos, por longos anos de incentivo ao modal e a construção de estradas, fez com que o Brasil, hoje imerso em um mundo globalizado e em desenvolvimento, desse poucos passos no quesito logístico nas últimas décadas. A cabotagem, prática de navegação entre portos, ou através de vias interiores navegáveis, é uma aposta eficiente e, sobretudo menos poluente que o modal das rodovias. Porém, legislações e burocracias praticamente inviabilizam a cabotagem em maior escala no Brasil, além de que a intermodalidade, uma questão fundamental para o funcionamento da prática, ainda está se estruturando no país. Nesse contexto, o Porto do Itaqui, localizado na baía de São Marcos, município de São Luís no estado do Maranhão, foi estudado a fim de se fazer uma análise SWOT sobre a situação atual do porto quanto à cabotagem e os potenciais mercados que podem ser por ela aproveitados, além de se propor uma alternativa para o aproveitamento dessas oportunidades. A pesquisa foi feita com estudantes da especialização em gestão portuária da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. A abordagem foi qualitativa e através de questionários compostos de perguntas abertas e fechadas obtiveram-se as informações necessárias. Como resultado, foram encontradas fraquezas no que tangem a administração e infraestrutura do porto, como oportunidades foi encontrado o crescimento das regiões Norte e Nordeste, como ameaças foram encontradas os portos vizinhos de Pecém-CE, Vila do Conde-PA e Suape-PE além de custos e a burocracia do setor e como forças foram encontradas o calado do porto e a grande movimentação de granéis líquidos e sólidos. Como potencial foi encontrada a movimentação de contêineres e como proposta foi dada a solução de criação de um “hub port” com infraestrutura para operação e recebimento e descarga de contêineres através da cabotagem.
Descrição: Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Orientador: Proº. Sérgio Cutrim
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1024
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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