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http://hdl.handle.net/123456789/10240| Título: | O autismo no contexto da educação infantil |
| Título(s) alternativo(s): | Autism in the context of early childhood education |
| Autor(es): | SOUSA, Jennyfer Kaylane Gonçalves de |
| Palavras-chave: | transtorno do espectro autista; inclusão escolar; educação infantil; educação inclusiva. autism spectrum disorder; school inclusion; early childhood education; inclusive education. |
| Data do documento: | 7-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que provoca déficits em diversas áreas do desenvolvimento humano. Nesse sentido, intervenções precoces são primordiais na busca por qualidade de vida, melhores resultados educacionais e desenvolvimento integral no contexto escolar. A Educação Infantil, sendo a base da Educação Básica, influencia não somente as demais etapas, como a própria vida dos indivíduos. Dessa forma, a inclusão deve iniciar desde o início da vivência escolar, com o intuito de oferecer a todos condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem equitativas. Nesse movimento, o objetivo central deste estudo foi analisar o processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Creche Escola Municipal Jardim do Saber da rede pública de São Luís (MA), por meio de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi proveniente de uma pesquisa de campo, delineada por um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal, tendo como instrumento entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da equipe escolar. Para análise das informações levantadas, utilizou-se o procedimento de Análise do Discurso (AD), seguindo a vertente francesa, fundada por Michel Pêcheux e explicada por Orlandi (2005, 2012). A investigação proporcionou descobertas relevantes no que tange ao cenário atual de inclusão de crianças com TEA na etapa da Educação Infantil na rede pública do município. Os resultados revelaram que a realidade institucional ainda se distancia da concretização de uma Educação Inclusiva, mas conta com esforços de grande parte dos profissionais envolvidos nesse processo. Ademais, foi percebida a importância da oferta de formação continuada na área da Educação Especial, da desconstrução de concepções equivocadas no que diz respeito à temática, de uma compreensão detalhada sobre a configuração de um trabalho colaborativo voltado ao atendimento educacional de crianças com deficiência e do suporte aos profissionais da educação que vivenciam o cotidiano escolar. |
| Descrição: | ABSTRACT Autism is a neurodevelopmental disorder that causes deficits in various areas of human development. In this sense, early interventions are paramount in the pursuit of quality of life, better educational outcomes, and integral development within the school context. Early Childhood Education, being the foundation of Basic Education, influences not only subsequent stages but also the individuals' lives themselves. Therefore, inclusion must begin at the start of school life, aiming to provide everyone with equitable conditions for access, permanence, participation, and learning. Within this framework, the central objective of this study was to analyze the inclusion process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) at the Creche Escola Municipal Jardim do Saber, a public school in São Luís, Maranhão, Brazil. This was accomplished through exploratory, descriptive research with a qualitative approach. Data collection came from field research, outlined by a case study in an Early Childhood Education institution, using semi-structured interviews with professionals from the school team. Discourse Analysis (DA), following the French line founded by Michel Pêcheux and explained by Orlandi (2005, 2012), was used to analyze the information. The investigation yielded relevant discoveries regarding the current scenario of inclusion for children with ASD in the city's public Early Childhood Education stage. The results revealed that the institutional reality still falls short of achieving an Inclusive Education model, but it benefits from the efforts of most professionals involved in the process. Furthermore, the study highlighted the importance of providing continuing education in the field of Special Education, deconstructing misconceptions regarding the theme, developing a detailed understanding of collaborative work focused on the educational care of children with disabilities, and offering support to the education professionals who experience the school routine. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10240 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga |
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