Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFARAH, Júlia Fernanda Moreira-
dc.date.accessioned2025-11-12T17:22:22Z-
dc.date.available2025-11-12T17:22:22Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10241-
dc.descriptionABSTRACT This work aims to analyze how school management can act as an instrument for strengthening vocational guidance in high school, taking into account the role played by the school in the creation of the students' life project. The choice of this theme is justified by the difficulties faced by young high school students in their professional choices and the need for a school action that goes beyond the transmission of content, promoting an integral formation of the individual. The research had a qualitative approach, being conducted at a state public high school located in the city of São Luís in Maranhão, with the aid of semi -structured interviews applied to three subjects of the school environment: the manager, a teacher and a 1st year student. Data analysis allowed us to identify that, although the school develops actions aimed at the vocational guidance axis: as partnerships with universities and isolated teachers' initiatives, it does not yet have its own and systematized project that meets this issue. The participants' reports show awareness of the importance of this theme and point to the protagonism and autonomy of teachers and school management in the process, although they face structural limitations and the gaps themselves in educational policy. It is concluded that school management plays a strategic and fundamental role in the articulation of integrative pedagogical practices, being essential to consolidate actions that favor conscious choices and the development of life projects among high school students.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar como a gestão escolar pode atuar como instrumento de fortalecimento da orientação vocacional no ensino médio, levando em conta o papel desempenhado pela escola na criação do projeto de vida dos estudantes. A escolha deste tema se justifica pelas dificuldades enfrentadas por jovens estudantes do ensino médio nas suas escolhas profissionais e pela necessidade de uma ação escolar que vá além da transmissão de conteúdos técnicos, promovendo uma formação integral do indivíduo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo realizada em uma escola pública estadual de ensino médio localizada na cidade de São Luís no Maranhão, com o auxílio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a três sujeitos integrantes do ambiente escolar: o gestor, uma professora e um estudante do 1o ano. A análise dos dados permitiu identificar que, embora a escola desenvolva ações voltadas ao eixo de orientação vocacional, como parcerias com universidades e iniciativas isoladas de professores, ainda não possui um projeto próprio e sistematizado que atenda essa questão. Os relatos dos participantes demonstram consciência da importância deste tema e apontam para o protagonismo e autonomia de professores e da gestão escolar no processo, apesar de enfrentarem limitações estruturais e das próprias lacunas na política educacional. Conclui-se que a gestão escolar tem papel estratégico e fundamental na articulação de práticas pedagógicas integradoras, sendo essencial para consolidar ações que favoreçam escolhas conscientes e o desenvolvimento de projetos de vida entre os estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgestão escolar;pt_BR
dc.subjectensino médio;pt_BR
dc.subjectorientação vocacional.pt_BR
dc.subjectschool management;pt_BR
dc.subjecthigh school;pt_BR
dc.subjectvocational guidance.pt_BR
dc.titleGestão escolar como instrumento de fortalecimento da orientação vocacional no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSchool management as a tool for strengthening vocational guidance in secondary educationpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA_FARAH.pdfTrabalho de Conclusão de Curso444,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.