Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorABREU, Jussara Ferreira-
dc.date.accessioned2025-11-12T17:26:34Z-
dc.date.available2025-11-12T17:26:34Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10242-
dc.descriptionABSTRACT The main objective of this work is to analyze, through a State of the Issue (SQ) bibliographic research, how Information and Communication Technologies (ICTs) have been incorporated into teacher planning, identifying the main benefits and challenges of this practice. The survey was conducted based on publications available in the CAPES Theses and Dissertations Catalog and the CAPES Journals Portal, using the descriptors "Information and Communication Technology (ICTs)", "school", and "teacher planning", with a time frame between 2019 and 2024. The analysis was based on authors such as Vasconcellos (2007), Libâneo (2018), Kenski (2007), and Alves (2020), who supported the elaboration of the discussion. The study identified emerging categories that permeate the selected studies, highlighting the still limited and instrumental use of ICTs, the lack of public policies focused on continuing teacher training, and the precarious technological infrastructure in schools. It was also observed that the COVID-19 pandemic acted as a catalyst for the use of ICTs in teaching, but this process has not been systematically consolidated in the post- pandemic period. The research highlighted the need to rethink the role of technologies in pedagogical planning, promoting their critical and meaningful integration, based on teacher training policies and infrastructure investments. The results also point to a gap in scientific literature that addresses the relationship between ICTs and teacher planning in depth, contributing to strengthening the academic and educational debate on the topic.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como objetivo principal analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Questão (EQ), como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm sido incorporadas ao planejamento docente, identificando os principais benefícios e desafios dessa prática. O levantamento foi realizado com base em publicações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os descritores “Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)”, “escola” e “planejamento docente”, com recorte temporal entre os anos de 2019 e 2024. A análise fundamentou-se em autores como Vasconcellos (2007), Libâneo (2018), Kenski (2007) e Alves (2020), que subsidiaram a elaboração da discussão. O estudo permitiu identificar categorias emergentes que atravessam os estudos selecionados, com destaque para o uso ainda pontual e instrumental das TICs, a ausência de políticas públicas voltadas à formação continuada de professores e a precariedade da infraestrutura tecnológica nas escolas. Observou-se também que a pandemia da COVID-19 atuou como catalisadora do uso das TICs no ensino, mas esse processo não se consolidou de forma sistemática no período pós-pandêmico. A pesquisa evidenciou a necessidade de repensar o papel das tecnologias no planejamento pedagógico, promovendo sua integração crítica e significativa, com base em políticas de formação docente e investimentos em infraestrutura. Os resultados apontam ainda para uma lacuna na produção científica que aborde de forma aprofundada a relação entre TICs e planejamento docente, contribuindo para o fortalecimento do debate acadêmico e educacional sobre o tema.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecttecnologias da informação;pt_BR
dc.subjectcomunicação;pt_BR
dc.subjectplanejamento docente;pt_BR
dc.subjectformação de professores.pt_BR
dc.subjectinformation;pt_BR
dc.subjectcommunication technologies;pt_BR
dc.subjectlesson planning;pt_BR
dc.subjectteacher training.pt_BR
dc.titleTecnologia de informação e comunicação para o planejamento docentept_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technology for lesson planningpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSSARA_ABREU.pdfTrabalho de Conclusão de Curso659,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.