Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMEDRADO, Marlene Prates-
dc.date.accessioned2025-11-12T18:16:02Z-
dc.date.available2025-11-12T18:16:02Z-
dc.date.issued2025-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10243-
dc.descriptionABSTRACT Education takes place in different settings: informal (at home), formal (at school), and non-formal (individual interests). Each of these dimensions contributes to the holistic development of the human being from childhood. In this context, religious institutions perform a significant role in our Communities. This study had the objective to discover if there are pedagogical practices in religious centers, such as christian churches, and in what form they contribute to the learning of children. The study, a qualitative approach, relied on a case study done in the Igreja Batista Central (Central Baptist Church) in São Luís-MA. Data was collected through semi-structured interviews with volunteers in the child ministry, in addition to participant observation. The results reveal that, even out of school, in a confessional environment, pedagogical practices are developed characterized by planning, content mediation, use of teaching materials, playful strategies and attention to child development. It is concluded that religious spaces, despite not being formal teaching institutions, exercise a relevant educational role, being learning environments that mobilize pedagogical knowledge. The study amplifies comprehension about the presence of pedagogy in non-formal educational contexts and reinforces the importance of valorizing the diversity of learning spaces in contemporary society.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A educação ocorre em diferentes âmbitos: informal (lar), formal (escola) e não formal (interesses individuais). Cada uma dessas dimensões contribui para a formação integral do ser humano desde a infância. Nesse contexto, as instituições religiosas desempenham um papel significativo na comunidade. Este trabalho teve como objetivo investigar se há práticas pedagógicas nos espaços religiosos, como igrejas cristãs, e de que forma elas contribuem para a formação de crianças. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adotou o estudo de caso realizado na Igreja Batista Central, em São Luís-MA. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com voluntárias atuantes no ministério infantil, além de observação participante. Os resultados revelam que, mesmo em um ambiente confessional e não escolar, são desenvolvidas práticas pedagógicas intencionais, caracterizadas por planejamento, mediação de conteúdos, uso de materiais didáticos, estratégias lúdicas e atenção ao desenvolvimento infantil. Conclui-se que os espaços religiosos, apesar de não serem instituições formais de ensino, exercem um papel educativo relevante, configurando-se como ambientes de formação que mobilizam saberes pedagógicos. O estudo contribui para ampliar a compreensão sobre a presença da pedagogia em contextos não formais de educação e reforça a importância de valorizar a diversidade dos espaços formativos na sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectpedagogia;pt_BR
dc.subjecteducação não formal;pt_BR
dc.subjectinstituição religiosa;pt_BR
dc.subjecteducação infantil.pt_BR
dc.subjectpedagogy.pt_BR
dc.subjectnon-formal education.pt_BR
dc.subjectreligious institution.pt_BR
dc.subjectearly childhood education.pt_BR
dc.titleEXISTE UMA PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS RELIGIOSOS?: investigando a formação das crianças em uma instituição cristã em São Luís-MApt_BR
dc.title.alternativeIs there a pedagogy in religious spaces?: investigating the formation of children in a Christian institution in São Luís-MApt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLENE_MEDRADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.