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http://hdl.handle.net/123456789/10244Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | MARTINS, Nadson Nascimento | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T13:17:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-14T13:17:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10244 | - |
| dc.description | This study aimed to understand the perceptions of male students in the UFMA Pedagogy program regarding male roles in Early Childhood Education, as well as the challenges these students face in the academic and professional contexts, and the potential contributions of male participation in the educational process. The research, developed using a qualitative and descriptive approach, was organized into two distinct but interconnected phases: the first consisted of a State of the Matter literature review, covering the last five years, seeking to map the main discussions and academic gaps related to the presence of male students and teachers in the Pedagogy and Early Childhood Education program in São Luís, Maranhão. The second phase consisted of a case study. Data and information were generated through semi-structured interviews with male students enrolled in the final semesters of their undergraduate studies and who had already completed internships in Early Childhood Education. They shared their experiences and challenges in academia, daycare centers, and schools. The students' statements were analyzed qualitatively to identify perceptions about male teaching in a feminized environment, the social constructs that distance men from Early Childhood Education, and the possible contributions of male participation in this context. The literature review revealed a limited number of studies on the topic, with few studies directly addressing the perceptions of pre-service teachers. Furthermore, a scarcity of recent academic productions addressing the experiences of male Pedagogy students was observed, especially in the Northeast region, making this study relevant to fill this gap. The results indicate that the male presence in Early Childhood Education continues to be marked by prejudices that associate the care and teaching of young children with the feminine, reinforcing gender stereotypes that impact men's choice and retention in the profession. The interviewees' statements reveal feelings of loneliness, distrust, and insecurity, but also resistance and a desire for social transformation. The participants see the presence of men in Early Childhood Education as an opportunity to diversify the teaching staff, expand positive masculinity models for children, and contribute to the deconstruction of gender roles. The conclusion is that it is essential to implement public policies, training practices, and institutional strategies that encourage the participation of men in Early Childhood Education teaching, combating the stigmas still present in society and promoting an education committed to valuing diversity. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho teve como objetivo compreender as percepções de alunos homens do Curso de Pedagogia da UFMA sobre a atuação masculina na Educação Infantil, bem como os desafios enfrentados no contexto acadêmico e profissional por esses estudantes e as possíveis contribuições da presença masculina no processo educacional. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, foi organizada em dois momentos distintos, mas entrelaçados: o primeiro consistiu em um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Questão, com um recorte temporal dos últimos cinco anos, buscando mapear as principais discussões e lacunas acadêmicas relacionadas à presença de alunos e professores homens no curso de Pedagogia e docência da Educação Infantil na cidade de São Luís, MA. No segundo momento, foi realizado um estudo de caso, a geração de dados e informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos homens que estão matriculados nos últimos períodos da graduação e que já realizaram o Estágio em Educação Infantil, os quais compartilharam suas experiências e desafios tanto na academia, quanto nas creches e escolas. As falas dos discentes foram analisadas qualitativamente, a fim de identificar percepções sobre a docência masculina em um espaço feminilizado, as construções sociais que afastam homens da Educação Infantil e as possíveis contribuições da presença masculina nesse contexto. O levantamento bibliográfico revelou um número reduzido de pesquisas voltadas à temática, com poucos estudos abordando diretamente às percepções de discentes em formação. Além disso, observou-se a escassez de produções acadêmicas recentes que abordem as vivências de estudantes homens de Pedagogia, especialmente na região Nordeste, o que torna este estudo relevante para preencher essa lacuna. Os resultados apontam que a presença masculina na Educação Infantil continua sendo marcada por preconceitos que associam o cuidado e à docência de crianças pequenas ao feminino, reforçando estereótipos de gênero que impactam a escolha e a permanência de homens na profissão. As falas dos entrevistados evidenciam sentimentos de solidão, desconfiança e insegurança, mas também de resistência e desejo de transformação social. A presença masculina na Educação Infantil é vista pelos participantes como uma oportunidade de diversificar o corpo docente, ampliar referências de masculinidade positiva para as crianças e contribuir para a desconstrução de papéis de gênero. Conclui-se que é fundamental implementar políticas públicas, práticas formativas e estratégias institucionais que incentivem a participação de homens na docência da Educação Infantil, combatendo os estigmas ainda presentes na sociedade e promovendo uma educação comprometida com a valorização da diversidade. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | professor homem; | pt_BR |
| dc.subject | educação infantil; | pt_BR |
| dc.subject | relações de gênero. | pt_BR |
| dc.subject | male teacher; | pt_BR |
| dc.subject | preschool education; | pt_BR |
| dc.subject | gender relations. | pt_BR |
| dc.title | Homens na educação infantil: perspectivas e desafios dos estudantes de pedagogia da UFMA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Men in early childhood education: perspectives and challenges for pedagogy students at UFMA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| NADSON_MARTINS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 826,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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