Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10245
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dc.contributor.authorMENDONÇA, Rafaela Cruz Cipriano-
dc.date.accessioned2025-11-14T13:25:19Z-
dc.date.available2025-11-14T13:25:19Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10245-
dc.descriptionABSTRACT This study analyzes the literacy process of deaf children in the context of bilingual education. It investigates three fundamental dimensions: teaching methodologies, visual communication mediated by Brazilian Sign Language (LIBRAS), and the application of assistive technologies. Developed through bibliographic research with a qualitative approach, the investigation engages with the theoretical contributions of Goldfeld (2002), Quadros et al. (2006), Strobel (2008), Sofiato (2018), Silva (2023), and Santos (2018), as well as legal documents that ensure the linguistic and educational rights of the deaf community. The results demonstrate that bilingual literacy transcends the mere acquisition of reading and writing skills, constituting a multidimensional process that involves identity construction, cultural belonging, and equitable access to social and educational practices. Thus, it is concluded that the possible paths towards a more inclusive, equitable and linguistically sensitive education must consider the reality of deaf children, as well as the need for educational policies that implement an intercultural bilingual approach, guaranteeing the full academic and social development of deaf children.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este presente estudo analisa o processo de letramento de crianças surdas no contexto da educação bilíngue. Investiga as três dimensões fundamentais: as metodologias de ensino, a comunicação visual mediada pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e a aplicação de tecnologias assistivas. Desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a investigação dialoga com as contribuições teóricas de Goldfeld (2002), Quadros et al. (2006), Strobel (2008), Sofiato (2018), Silva (2023) e Santos (2018), além de documentos legais que asseguram os direitos linguísticos e educacionais da comunidade surda. Os resultados demonstram que o letramento bilíngue transcende a mera aquisição de habilidades de leitura e escrita, configurando- se como um processo multidimensional que envolve: construção identitária, pertencimento cultural e acesso equitativo às práticas sociais e educacionais. Desse modo, conclui-se que os caminhos possíveis para uma educação mais inclusiva, equitativa e linguísticamente sensível deve considerar à realidade das crianças surdas, assim como a necessidade de políticas educacionais que efetivem uma abordagem bilíngue intercultural, garantindo o pleno desenvolvimento acadêmico e social das crianças surdas.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsurdez;pt_BR
dc.subjectletramento bilíngue;pt_BR
dc.subjectcomunicação visual;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectestratégias metodológicas.pt_BR
dc.subjectdeafness;pt_BR
dc.subjectbilingual literacy;pt_BR
dc.subjectvisual communication;pt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectmethodological strategies.pt_BR
dc.titleO processo de letramento da criança surda no contexto da educação bilíngue: metodologias de ensino e comunicação visual mediada pela LIBRASpt_BR
dc.title.alternativeThe literacy process of deaf children in the context of bilingual education: teaching methodologies and visual communication mediated by LIBRAS (Brazilian Sign Language)pt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga

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