Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10247Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SILVA, Thalissa Cristina Mendes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T13:41:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-14T13:41:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-11 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10247 | - |
| dc.description | ABSTRACT Rural Education is the result of a trajectory marked by conflicts, resistance and popular organization. Alternation Pedagogy articulates school knowledge and community life knowledge, being a fundamental part of the rural education movement. From this, the problem of this research is: How have Family Alternation Training Centers organized their pedagogical work, taking into account the principles and pedagogical mediations proposed in Alternation Pedagogy and the reality of schools in the Maranhão countryside? The general objective is to analyze the organization of pedagogical work in two rural schools that adopt Alternation Pedagogy, considering the methodological propositions of this pedagogy and the reality of schools in Maranhão. And the specific objectives were defined: understanding the concepts of Rural Education discussed in the movement for rural education in Brazil; know the principles of Alternation Pedagogy in the Brazil and in Maranhão; analyze the socio-educational reality of CEFFAs in Maranhão, their stories and the challenges in implementing Alternation Pedagogy; and, finally, analyze how pedagogical work is organized in two schools that adopt this proposal in the state. The methodology, of a qualitative nature, was carried out within the framework of action research, using bibliographical research, documentary research and field research as methodological procedures. The bibliographical research was based on Silva (2022), Cavalcanti (2011), Caldart (2010), Begnami (2019), Gimonet (2007), among others. The documentary research was based on documents such as LDB no 9394/1996, the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools (Resolution CNE/CEB 1 and 2) and PPPs of the Agricultural Family Schools investigated. The field research was developed using semi-structured interviews, focus groups and participant observation, using filming, audio recording and field diary recording. To analyze the data, a content analysis was carried out in light of Bardin (1995). It is concluded that the action research carried out in collaboration with schools served as support for rethinking pedagogical practice and taking initiatives to transform reality. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO A Educação do Campo é resultado de uma trajetória marcada por conflitos, resistência e organização popular. Já a Pedagogia da Alternância, articula saberes escolares e saberes da vida comunitária, sendo uma parte fundamental para o movimento da educação do campo. A partir disso, a problemática desta pesquisa é: Como os Centros Familiares de Formação por Alternância têm organizado o trabalho pedagógico, tendo em vista os princípios e mediações pedagógicas propostos na Pedagogia da Alternância e a realidade das escolas no campo maranhense? O objetivo geral é analisar a organização do trabalho pedagógico em duas escolas do campo que adotam a Pedagogia da Alternância, considerando as proposições metodológicas dessa pedagogia e a realidade das escolas no Maranhão. E como objetivos específicos definiu-se: compreender as concepções de Educação do Campo discutidas no movimento por uma educação do campo no Brasil; conhecer os princípios da Pedagogia da Alternância, no Brasil e no Maranhão; analisar a realidade socioeducacional dos CEFFAs no Maranhão, suas histórias e os desafios para implementar a Pedagogia da Alternância; e, por fim, analisar como se dá a organização do trabalho pedagógico em duas escolas que adotam essa proposta no estado. A metodologia é de caráter qualitativo, onde usou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica teve como autores bases, Silva (2022), Cavalcanti (2011), Caldart (2010), Begnami (2019), Gimonet (2007), entre outros. A pesquisa documental se apoiou em documentos como LDB no 9394/1996, as Diretrizes Operacionais Para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Resolução CNE/CEB 1 e 2) e PPPs das Escolas Família Agrícola investigadas. Para a pesquisa de campo contamos com entrevistas semiestruturadas, filmagens e observação participante. Para a análise dos dados foi feita uma análise de conteúdo à luz de Bardin (1995). Conclui-se que a pesquisa-ação realizada em colaboração com as escolas serviu de apoio para se pensar a prática pedagógica e tomar iniciativas de transformação da realidade. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | educação do campo; | pt_BR |
| dc.subject | pedagogia da alternância; | pt_BR |
| dc.subject | trabalho pedagógico. | pt_BR |
| dc.subject | rural education; | pt_BR |
| dc.subject | alternation pedagogy; | pt_BR |
| dc.subject | pedagogical work. | pt_BR |
| dc.title | A organização do trabalho pedagógico nos Centros Familiares De Formação Por Alternância (CEFFAS): análises e reflexões a partir da realidade de duas Escolas Família Agrícola | pt_BR |
| dc.title.alternative | The organization of pedagogical work in Family Centers for Alternating Training (CEFFAS): analyses and reflections based on the reality of two Family Agricultural Schools | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| THALISSA_SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.