Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10248Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | CASTRO, Victoria Angélica Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T13:54:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-14T13:54:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10248 | - |
| dc.description | ABSTRACT The objective of this study was to investigate gender relations in the school context of a public school located in the municipality of São Luís, Maranhão. The research analyzed the daily routine of 2nd and 3rd grade elementary school classes, in addition to examining the National Common Core Curriculum (BNCC) to verify the presence and treatment given to gender issues, considering the influences of the dominant classes in its most recent version. The study sought to understand whether teachers identify manifestations (behaviors, games, and speech) that evidence a rigidly established gender division, how they react to these situations in everyday school life, and what children reproduce in their interactions. Four female teachers were interviewed using semi-structured questions. The research drew on the theoretical contributions of Bourdieu (2002), through the concept of habitus, as well as the contributions of Perrot (2007) on the historical construction of gender roles and Louro (1997) on the challenges of addressing gender in schools. Based on the reflections made, it is understood that the teachers interviewed naturalize everyday gender inequalities and, although they identify more serious actions, they do not construct proposals for more forceful interventions. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações de gênero constituídas no contexto escolar de uma escola pública localizada no município de São Luís – MA. A pesquisa analisou o cotidiano de turmas do 2o e 3o ano do Ensino Fundamental I, além de examinar previamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para verificar a presença e o tratamento dado à temática de gênero, considerando as influências das classes dominantes em sua versão mais recente. Buscou-se compreender se as professoras identificam manifestações (comportamentos, brincadeiras e falas) que evidenciem uma divisão de gênero rigidamente estabelecida, como reagem a essas situações no dia a dia escolar e o que as crianças reproduzem em suas interações. Foram entrevistadas quatro docentes do gênero feminino utilizando perguntas semiestruturadas. A pesquisa contou com os aportes teóricos de Bourdieu (2002), por meio do conceito de habitus, além das contribuições de Perrot (2007) sobre a construção histórica dos papéis de gênero e Louro (1997) acerca dos desafios da abordagem de gênero na escola. A partir das reflexões realizadas, entende-se que as professoras entrevistadas naturalizam e legitimam as desigualdades de gênero do cotidiano e, embora identifiquem ações mais graves, não constroem propostas de intervenções mais contundentes. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | habitus; | pt_BR |
| dc.subject | relações de gênero; | pt_BR |
| dc.subject | escola; | pt_BR |
| dc.subject | professoras. | pt_BR |
| dc.subject | habitus; | pt_BR |
| dc.subject | gender relations; | pt_BR |
| dc.subject | school; | pt_BR |
| dc.subject | teachers. | pt_BR |
| dc.title | A reprodução das relações de gênero através do habitus no campo escolar: uma perspectiva bourdieusiana | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VICTORIA_CASTRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 849,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.