Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1024
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Neto, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T16:06:34Z | - |
dc.date.available | 2017-04-17T16:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1024 | - |
dc.description | Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Orientador: Proº. Sérgio Cutrim | pt_BR |
dc.description.abstract | O transporte de cargas no Brasil sofre grande influência de um modal específico, o modal rodoviário. Essa dependência criada, entre outros motivos, por longos anos de incentivo ao modal e a construção de estradas, fez com que o Brasil, hoje imerso em um mundo globalizado e em desenvolvimento, desse poucos passos no quesito logístico nas últimas décadas. A cabotagem, prática de navegação entre portos, ou através de vias interiores navegáveis, é uma aposta eficiente e, sobretudo menos poluente que o modal das rodovias. Porém, legislações e burocracias praticamente inviabilizam a cabotagem em maior escala no Brasil, além de que a intermodalidade, uma questão fundamental para o funcionamento da prática, ainda está se estruturando no país. Nesse contexto, o Porto do Itaqui, localizado na baía de São Marcos, município de São Luís no estado do Maranhão, foi estudado a fim de se fazer uma análise SWOT sobre a situação atual do porto quanto à cabotagem e os potenciais mercados que podem ser por ela aproveitados, além de se propor uma alternativa para o aproveitamento dessas oportunidades. A pesquisa foi feita com estudantes da especialização em gestão portuária da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. A abordagem foi qualitativa e através de questionários compostos de perguntas abertas e fechadas obtiveram-se as informações necessárias. Como resultado, foram encontradas fraquezas no que tangem a administração e infraestrutura do porto, como oportunidades foi encontrado o crescimento das regiões Norte e Nordeste, como ameaças foram encontradas os portos vizinhos de Pecém-CE, Vila do Conde-PA e Suape-PE além de custos e a burocracia do setor e como forças foram encontradas o calado do porto e a grande movimentação de granéis líquidos e sólidos. Como potencial foi encontrada a movimentação de contêineres e como proposta foi dada a solução de criação de um “hub port” com infraestrutura para operação e recebimento e descarga de contêineres através da cabotagem. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise SWOT | pt_BR |
dc.subject | Complexo Portuário do Itaqui | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem | pt_BR |
dc.subject | Logística portuária | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject | SWOT Analysis | pt_BR |
dc.subject | Porto do Itaqui Complex | pt_BR |
dc.subject | Coasting Navigation | pt_BR |
dc.subject | Port Logistic | pt_BR |
dc.subject | Maritime Transports | pt_BR |
dc.title | TRANSPORTE MARÍTIMO DE CABOTAGEM NO COMPLEXO PORTUÁRIO DO ITAQUI: análise do potencial de mercado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FernandoSilvaNeto.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.