Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10258
Título: ACERVO ESCULTÓRICO PÚBLICO: MEMÓRIA E IDENTIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): PUBLIC SCULPTURAL COLLECTION: MEMORY AND IDENTITY IN THE HISTORIC CENTER OF SÃO LUÍS - MARANHÃO
COLECCIÓN ESCULTURA PÚBLICA: MEMORIA E IDENTIDAD EN EL CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - MARANHÃO
Autor(es): MENEZES, Arlinda Souza
Palavras-chave: Escultura pública;
Memória coletiva;
Identidade cultural;
Centro Histórico de São Luís
Escultura pública;
Memoria colectiva;
Identidad cultural;
Centro Histórico de São Luís
Public sculpture;
Collective memory;
Cultural identity;
Historic Center of São Luís
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente o acervo escultórico público localizado no Centro Histórico de São Luís (MA), compreendendo-o como dispositivo simbólico de memória, identidade e representação coletiva. A partir de uma abordagem qualitativa, interpretativa e documental, o estudo investiga como as esculturas instaladas em espaços urbanos funcionam como paisagens culturais, articulando discursos oficiais, afetivos e populares. A pesquisa parte da compreensão de que a escultura pública, ao ocupar o espaço comum da cidade, participa ativamente da produção de sentidos sobre o passado, o presente e os pertencimentos sociais. O capítulo 1 contextualiza historicamente a função simbólica da escultura pública no Brasil; o capítulo 2 traça um panorama do acervo escultórico de São Luís, evidenciando os processos de monumentalização; e o capítulo 3 realiza uma análise plástica, histórica e interpretativa de quatro obras selecionadas: os monumentos a Gonçalves Dias, João Lisboa, Almirante Tamandaré e aos Pregoeiros. Os resultados apontam para a coexistência de diferentes regimes de visibilidade no espaço urbano, revelando tanto a permanência de valores cívicos e letrados quanto a emergência de novas formas de representação baseadas na cultura popular e na memória afetiva.
Descrição: Este artículo tiene como objetivo analizar críticamente la colección de esculturas públicas ubicada en el Centro Histórico de São Luís (MA), entendiéndola como un dispositivo simbólico de memoria, identidad y representación colectiva. Con base en un enfoque cualitativo, interpretativo y documental, el estudio investiga cómo las esculturas instaladas en espacios urbanos funcionan como paisajes culturales, articulando discursos oficiales, afectivos y populares. La investigación parte de la comprensión de que la escultura pública, al ocupar el espacio común de la ciudad, participa activamente en la producción de significados sobre el pasado, el presente y las pertenencias sociales. El capítulo 1 contextualiza históricamente la función simbólica de la escultura pública en Brasil; el capítulo 2 describe un panorama de la colección de esculturas de São Luís, destacando los procesos de monumentalización; y el capítulo 3 realiza un análisis estético, histórico e interpretativo de cuatro obras seleccionadas: los monumentos a Gonçalves Dias, João Lisboa, Almirante Tamandaré y los Pregoeiros. Los resultados apuntan a la coexistencia de diferentes regímenes de visibilidad en el espacio urbano, revelando tanto la permanencia de valores cívicos y literarios como el surgimiento de nuevas formas de representación basadas en la cultura popular y la memoria afectiva.__________This article aims to critically analyze the collection of public sculptures located in the Historic Center of São Luís (MA), understanding it as a symbolic device of memory, identity, and collective representation. Based on a qualitative, interpretive, and documentary approach, the study investigates how sculptures installed in urban spaces function as cultural landscapes, articulating official, affective, and popular discourses. The research stems from the understanding that public sculpture, by occupying the city's common space, actively participates in the production of meanings about the past, the present, and social belonging. Chapter 1 historically contextualizes the symbolic function of public sculpture in Brazil; Chapter 2 describes an overview of the São Luís sculpture collection, highlighting the processes of monumentalization; Chapter 3 presents an aesthetic, historical, and interpretive analysis of four selected works: the monuments to Gonçalves Dias, João Lisboa, Admiral Tamandaré, and the Pregoeiros. The results point to the coexistence of different regimes of visibility in urban space, revealing both the persistence of civic and literary values ​​and the emergence of new forms of representation based on popular culture and affective memory.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10258
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLINDA SOUZA MENEZES.pdfTCC de Graduação17,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.