Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10262| Título: | Competências empreendedoras e perfil profissional: uma análise dos estudantes de Administração da UFMA - Campus Bacanga |
| Título(s) alternativo(s): | Entrepreneurial skills and professional profile: an analysis of Business Administration students at UFMA - Bacanga Campus |
| Autor(es): | SILVA, Barbara Machado |
| Palavras-chave: | competências empreendedoras; perfil profissional; ormação acadêmica; Administração; entrepreneurial skills; professional profile; academic background; Administration. |
| Data do documento: | 21-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO: O presente artigo analisa a percepção dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)– Campus Bacanga sobre o desenvolvimento de competências empreendedoras ao longo da graduação. O objetivo foi analisar a relação entre a formação acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho. A pesquisa possui abordagem quanti-qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado online. Os dados foram tratados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os estudantes valorizam competências como liderança, planejamento e criatividade, reconhecendo sua importância para a atuação profissional. Contudo, a maioria avaliou de forma intermediária a contribuição do curso para o desenvolvimento dessas competências. Conclui-se que, embora os estudantes reconheçam avanços na formação, ainda há carência de práticas pedagógicas voltadas ao empreendedorismo e à realidade do mercado. Recomenda-se ampliar projetos integradores e estágios supervisionados para consolidar o perfil profissional exigido pelas novas dinâmicas do mercado de trabalho.___ABSTRACT: This article analyzes the perception of students in the Business Administration program at the Federal University of Maranhão (UFMA)– Campus Bacanga regarding the development of entrepreneurial competencies throughout their undergraduate studies. The objective was to analyse the relationship between academic training and preparation for the job market. The research employed a quantitative and qualitative approach, using an online semi-structured questionnaire. Data were analyzed through descriptive statistics and content analysis. The results indicated that students value competencies such as leadership, planning, and creativity, recognizing their importance for professional performance. However, most respondents assessed the course´s contribution to the development of these competencies as moderate. It is concluded that, although student acknowledge progress in their training, there is still a lack of pedagogical practices focused on entrepreneurship and market realities. It is recommended to expand integrative projects and supervised internships to consolidate the professional profile required by the new dynamics of the job market. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10262 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BARBARA_MACHADO_SILVA.pdf | 173,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.