Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10265| Título: | Os impactos da universidade corporativa no desenvolvimento de competências: um estudo de caso com analistas de crédito de um correspondente bancário |
| Título(s) alternativo(s): | The impacts of the corporate university on skills development: a case study with credit analysts from a banking correspondent. |
| Autor(es): | SILVA, Elaine Carvalho da |
| Palavras-chave: | universidade corporativa; treinamento e desenvolvimento; competência; corporate university; training and development; competency. |
| Data do documento: | 25-Jul-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO: Em um mundo em constante mudança, é imprescindível que as empresas contem com programas de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo se prepararem e responderem de modo rápido às demandas do mercado. Nesse contexto, a Universidade Corporativa apresenta se como ferramenta de capacitação estratégica que permite a rápida comunicação entre empresa e colaborador, permitindo com que este obtenha competências e as transforme em resultado ao negócio. A presente pesquisa apresentou como objetivo geral avaliar as contribuições da Universidade Corporativa na criação e desenvolvimento de competências nos analistas de crédito. Para tal, foi realizada pesquisa em uma empresa correspondente de instituições financeiras com sede em São Luís, a fim de verificar essa questão. A metodologia utilizada foi de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para interpretação dos dados foi realizada análise de conteúdo e descritiva. Já para os dados quantitativos, foi através de análise descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, entrevistas e questionários aplicados à equipe de criação e implementação, líder direto da equipe pesquisada e analistas de crédito. Na parte final do artigo, apresenta-se a descrição do campo de pesquisa, antecedentes para criação da universidade corporativa, eixo formativo voltado aos analistas de crédito, percepções dos analistas e líder direto sobre a Universidade.___ABSTRACT: In a constantly changing world, it is essential for companies to have training and development programs in order to be prepared and respond quickly to market demands. In this context, the Corporate University emerges as a strategic training tool that enables agile communication between the company and its employees, allowing them to acquire competencies and transform them into business results. This study aimed to evaluate the contributions of the Corporate University to the creation and development of competencies among credit analysts. To this end, research was conducted in a company that serves as a correspondent for financial institutions, headquartered in São Luís, Brazil. The methodology used was exploratory research with both qualitative and quantitative approaches. Data interpretation involved content and descriptive analysis. For quantitative data, descriptive analysis was applied. Data collection was carried out through document analysis, interviews, and questionnaires applied to the team responsible for the creation and implementation of the university, the direct supervisor of the analyzed team, and the credit analysts themselves. The article presents a description of the research field, background for the creation of the Corporate University, the training axis focused on credit analysts, and the perceptions of analysts and their direct leader regarding the university. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10265 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ELAINE_CARVALHO_DA_SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 590,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.