Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10268
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dc.contributor.authorMELO, Giovanna Abreu-
dc.date.accessioned2025-11-25T18:55:14Z-
dc.date.available2025-11-25T18:55:14Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10268-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho aborda a exclusividade como pilar central da identidade de marca da Versace, analisando suas estratégias sob a ótica do Modelo de Identidade de Marca de David Aaker. Inserido no contexto do mercado de luxo, o estudo parte da problemática sobre como a Versace mantém sua relevância e desejabilidade em um cenário de consumo globalizado e digital. O objetivo principal foi analisar de que maneira a exclusividade é incorporada nas diferentes dimensões da identidade de marca da Versace, segundo o modelo de Aaker. A pesquisa foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com abordagem bibliográfica e documental, baseada em fontes secundárias, como livros, artigos acadêmicos e materiais institucionais. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com amostragem não probabilística, utilizando o critério de relevância teórica e disponibilidade de informações públicas. Os resultados indicaram que a Versace utiliza estratégias específicas de exclusividade em cada uma das dimensões propostas por Aaker: produto, organização, pessoa e símbolo, reforçando seu posicionamento de luxo. A marca combina tradição, inovação, identidade visual forte e comunicação emocional para preservar sua aura de exclusividade. Conclui-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados, demonstrando a adequação teórica do modelo de Aaker para analisar marcas de luxo e destacando o papel estratégico da exclusividade no fortalecimento da identidade de marca. Recomenda-se, para pesquisas futuras, a realização de estudos de campo com consumidores da marca, a fim de explorar percepções individuais sobre os elementos analisados.__ABSTRACT: The following study addresses exclusivity as the main pillar of Versace’s brand identity, analyzing its strategies under David Aaker's Brand Equity Model. Inserted in the luxury market context, this study takes off from the issue of how Versace maintains its relevance and desirability in a digital and globalized consumer landscape. The primary objective of this study wasto analyze how exclusivity is incorporated within different dimensions of Versace’s brand identity, according to Aaker’s model. The research methodology was qualitative, descriptive and exploratory nature, based on secondary sources, as books, academic articles and institutions resources. The collected data was analyzed through content analysis, in addition of non probability sampling, utilizing theoretical relevance and publicly available information criteria. The results pointed that Versace utilizes specific exclusivity strategies in each of Aaker’s proposed dimensions: product, organization, person and symbol, reinforcing its luxury placement. The brand combines tradition, innovation, strong visual identity and emotional communication to preserve its exclusivity aura. Thus, it is concluded the research objectives were achieved, demonstrating the theoretical adequacy of Aaker’s model to analyze luxury brands and highlight the strategic role of exclusivity in strengthening brand identity. It is recommended, that in future researches, field studies among the brand’s consumers, in order to explore individual perceptions over the analyzed elements.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectexclusividade;pt_BR
dc.subjectidentidade de marca;pt_BR
dc.subjectbranding de luxo;pt_BR
dc.subjectVersace;pt_BR
dc.subjectmodelo de David Aaker;pt_BR
dc.subjectexclusivity;pt_BR
dc.subjectbrand identity;pt_BR
dc.subjectluxury branding;pt_BR
dc.subjectVersace;pt_BR
dc.subjectDavid Aaker1s model.pt_BR
dc.titleA exclusividade como pilar da identidade de marca da Versace: uma análise estratégica sob o modelo de David Aakerpt_BR
dc.title.alternativeExclusivity as a pillar of Versace's brand identity: a strategic analysis based on David Aaker's model.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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