Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARMO, Isadora Bianca Coelho do-
dc.date.accessioned2025-11-25T19:14:13Z-
dc.date.available2025-11-25T19:14:13Z-
dc.date.issued2025-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10269-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos gestores de uma empresa de distribuição maranhense sobre a aplicação do Ciclo PDCA na implementação de projetos estratégicos. Para isso investigou-se o nível de conhecimento e familiaridades das lideranças como o método, frequência de uso e fatores que impactam em sua efetiva implementação. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho exploratória e descritivo. Sua aplicação foi realizada por meio de questionário estruturado a um grupo focal de gestores que atuaram em projetos estratégicos nos anos de 2024 e 2025. Com os resultados foi evidenciado que, embora todos os participantes já estivessem familiarizados com o PDCA, a maioria possuía conhecimento descrito como básico ou intermediário e apenas uma pequena quantidade o utilizava continuamente em sua gestão de projetos. Os principais desafios identificados foram a falta de tempo, ausência de processos estruturados, resistência da equipe e lacunas de conhecimento acerca do método. Dentre as estratégias sugeridas para superar esses obstáculos destacam-se ofertar treinamentos específicos que se baseiem na andragogia, na disponibilização de ferramentas que impulsionem a gestão de projetos, ações que colaborem e fortaleçam uma cultura organizacional aberta a mudanças e o envolvimento ativo da liderança como promotora dessas práticas. Desse modo, conclui-se que apesar de reconhecerem os benefícios do uso do Ciclo PDCA, sua consolidação como uma prática contínua depende de investimentos culturais, educacionais e estruturais que alavanquem a melhoria contínua e elevem a eficiência dos projetos organizacionais.__ABSTRACT: This study aims to understand the perception of managers from a distribution company in the state of Maranhão regarding the application of the PDCA Cycle in the implementation of strategic projects. To this end, the study investigated the level of knowledge and familiarity of the leadership with the method, its frequency of use, and the factors that impact its effective implementation. The research is characterized as qualitative, with an exploratory and descriptive approach. It was conducted through a structured questionnaire applied to a focus group of managers who were involved in strategic projects during the years 2024 and 2025. The results showed that although all participants were familiar with the PDCA Cycle, most reported having only basic or intermediate knowledge, and only a small portion used the methodology continuously in their project management. The main challenges identified were lack of time, absence of structured processes, team resistance, and knowledge gaps regarding the method. Among the strategies suggested to overcome these obstacles are offering specific training based on andragogical principles, providing tools to enhance project management, implementing actions that support and strengthen an organizational culture open to change, and ensuring active leadership involvement as a promoter of these practices. Thus, it is concluded that, despite recognizing the benefits of using the PDCA Cycle, its consolidation as a continuous practice depends on cultural, educational, and structural investments that foster continuous improvement and enhance the efficiency of organizational projects.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectciclo PDCA;pt_BR
dc.subjectgestão de projetos;pt_BR
dc.subjectliderança;pt_BR
dc.subjectmelhoria contínua;pt_BR
dc.subjectPDCA cycle;pt_BR
dc.subjectproject management;pt_BR
dc.subjectleadership;pt_BR
dc.subjectcontinuous improvement.pt_BR
dc.titlePDCA na implementação de projetos estratégicos em uma empresa de distribuição: percepção dos gestorespt_BR
dc.title.alternativeThe PDCA cycle in the implementation of strategic projects in a distribution company: managers' perceptions.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISADORA_BIANCA_COELHO_DO_CARMO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso660,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.