Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10278
Título: O uso e aplicação das ferramentas da qualidade pelos pequenos restaurantes do bairro do Renascença em São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The use and application of quality tools by small restaurants in the Renascença neighborhood in São Luís, Maranhão.
Autor(es): FARIA, Lucas Henrique Guerreiro de Melo
Palavras-chave: gestão da qualidade;
ferramentas da qualidade;
pequenos restaurantes.
quality management;
quality tools;
small restaurants.
Data do documento: 30-Abr-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Com o objetivo geral analisar a utilização das ferramentas da qualidade no setor de restaurantes do bairro do Renascença em São Luís, este estudo traz à tona a importância das ferramentas da qualidade para a gestão destes pequenos empreendimentos, identificando vantagens percebidas, finalidades e quais ferramentas da qualidade são utilizadas nestas organizações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, que teve como principal instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada subsequente a um formulário de triagem objetivando filtrar os restaurantes mais pertinentes para este estudo. A pesquisa relevou que os restaurantes fazem uso de ferramentas que auxiliam tanto em tarefas simples, como em tarefas mais complexas dentro da organização, evidenciando, assim, a importância da aplicação de ferramentas auxiliadoras da gestão da qualidade no contexto de restaurantes.__ABSTRACT: This study investigates the utilization of quality tools in the restaurant sector of the Renascença neighborhood in São Luís. The research aims to identify the importance of quality tools for the management of small businesses, including perceived benefits, purposes, and the specific quality tools employed in these organizations. A qualitative research approach was adopted, incorporating semi-structured interviews and a screening form to select the most relevant restaurants for the study. The findings indicate that restaurants leverage tools to support both simple and complex tasks within their operations, underscoring the significance of applying quality management auxiliary tools in the restaurant context.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10278
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_HENRIQUE_GUERREIRO_DE_MELO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso446,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.