Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCATEB, Ricardo Vinicius Penha-
dc.date.accessioned2025-11-26T17:54:58Z-
dc.date.available2025-11-26T17:54:58Z-
dc.date.issued2025-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10283-
dc.description.abstractRESUMO: A cultura nerd, anteriormente associada a nichos específicos, consolidou-se como um fenômeno global com relevância econômica e cultural. Este artigo tem como objetivo compreender como essa indústria tem se desenvolvido no Brasil e de que forma sua influência contribui para o crescimento econômico do país. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão de literatura, abordando autores e dados institucionais relacionados à cultura nerd e à economia criativa. Os resultados demonstram que há um consumo significativo de produtos nerds no Brasil, refletido na popularização de itens como roupas, acessórios e mídias digitais. Internacionalmente, empresas como Google, Apple, Facebook e Microsoft têm investido no mercado de jogos por meio de plataformas de streaming e serviços por assinatura, indicando uma mudança nos modelos de consumo e distribuição. Além disso, destaca-se que o setor se insere na economia criativa, representando uma alternativa viável para a geração de renda, inclusão social e valorização cultural. Conclui-se que a cultura nerd deixou de ser marginalizada e passou a integrar o sistema econômico contemporâneo, sendo um vetor relevante para o empreendedorismo e o desenvolvimento cultural e econômico.__ABSTRACT Once confined to specific niches, nerd culture has become a global phenomenon with significant economic and cultural relevance. This article aims to understand how this industry has developed in Brazil and how its influence contributes to the country’s economic growth. The methodology is based on a literature review, including academic sources and institutional data related to nerd culture and the creative economy. Results show a strong demand for nerd related products in Brazil, especially in clothing, accessories, and digital media. Internationally, companies such as Google, Apple, Facebook, and Microsoft have invested in the gaming sector through streaming platforms and subscription services, reflecting a shift in consumption and distribution models. Furthermore, this sector fits within the creative economy, presenting itself as a viable alternative for income generation, social inclusion, and cultural appreciation. It is concluded that nerd culture has moved from the margins to the center of the contemporary economic system, becoming a relevant driver of entrepreneurship, cultural identity, and economic development.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcultura nerd;pt_BR
dc.subjecteconomia criativa;pt_BR
dc.subjectconsumo;pt_BR
dc.subjectnerd culture;pt_BR
dc.subjectcreative economy;pt_BR
dc.subjectconsumption;pt_BR
dc.titleIndústria nerd e economia brasileira: uma análise de sua consolidação e potencial de mercadopt_BR
dc.title.alternativeThe nerd industry and the Brazilian economy: an analysis of its consolidation and market potential.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO_VINICIUS_PENHA_CATEB.pdfTrabalho de Conclusão de Curso311,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.