Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10286
Título: Impactos e contribuições do uso de ferramentas de gestão visual para o desempenho dos projetos integradores nos cursos do SENAC Maranhão
Título(s) alternativo(s): Impacts and contributions of using visual management tools for the performance of integrative projects in SENAC Maranhão courses.
Autor(es): FERREIRA, Thiago de Jesus Silva
Palavras-chave: educação profissional;
projeto integrador;
gestão visual;
metodologias ativas;
aprendizagem baseada em projetos;
vocational education;
integrative project;
visual management;
active learning methodologies;
project-based learning.
Data do documento: 21-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos e contribuições do uso de ferramentas de gestão visual no desempenho dos Projetos Integradores (UCPI) desenvolvidos nos cursos de Qualificação e Habilitação Técnica do Senac Maranhão. A pesquisa parte do contexto atual das práticas pedagógicas da educação profissional, que exige cada vez mais a utilização de metodologias que possam integrar competências de naturezas técnicas, cognitivas e socioemocionais, tendo a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como uma das principais estratégias adotadas com essa finalidade. O estudo buscou compreender de que forma o uso de ferramentas visuais como Canvas de Projeto, Kanban, 5W2H, dentre outras, pode contribuir para aspectos como a organização, engajamento, inovação e gestão do tempo nos Projetos Integradores. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quali-quanti, realizada por meio de questionário online semiestruturado, que foi aplicado a 14 docentes das unidades NUTEC e CEP da unidade do Senac em São Luís-Ma. cuja análise dos dados combinou tratamento estatístico com a análise de conteúdo. A pesquisa apontou dados favoráveis aos seus objetivos, revelando que 93% dos participantes concordaram totalmente que as ferramentas de gestão visual contribuíram para uma melhor organização e estruturação dos projetos desenvolvidos. enquanto o Canvas de Projeto foi a ferramenta mais utilizada dentre todas as citadas. Também se observou a influência positiva no engajamento dos alunos, no cumprimento de prazos e na geração de soluções inovadoras com potencial de aplicação no mercado. Dentre os principais desafios, destacaram-se problemas técnicos (57,1%) e a falta de familiaridade dos alunos com as ferramentas (50%).___ABSTRACT: This study aims to analyze the impacts and contributions of using visual management tools in the performance of Integrative Projects (UCPI) developed in Vocational and Technical Education courses at Senac Maranhão. The research is grounded in the current context of professional education practices, which increasingly demand methodologies capable of integrating technical, cognitive, and socio-emotional competencies. Project-Based Learning (PBL) stands out as one of the main strategies adopted for this purpose. The study sought to understand how visual tools such as the Project Canvas, Kanban, and 5W2H, among others, contribute to aspects like organization, student engagement, innovation, and time management in Integrative Projects. Methodologically, this is a descriptive study with a qualitative quantitative approach, conducted through an online semi-structured questionnaire applied to 14 instructors from the NUTEC and CEP units at the Senac center in São Luís, Maranhão. Data analysis combined statistical techniques with content analysis. The results revealed favorable outcomes aligned with the research objectives, showing that 93% of participants fully agreed that these tools improved project organization and structure, with the Project Canvas being the most frequently used tool. Positive impacts were also observed on student engagement, adherence to deadlines, and the generation of innovative solutions with market potential. The main challenges identified were technical infrastructure issues (57.1%) and students' lack of familiarity with the tools (50%).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10286
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO_DE_JESUS_SILVA_FERREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso889,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.