Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARREIRO, Sheila Cristina Costa-
dc.date.accessioned2025-12-03T17:10:04Z-
dc.date.available2025-12-03T17:10:04Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10294-
dc.descriptionThis undergraduate thesis aims to analyze the pedagogical practices developed within the scope of the Teaching Residency Program of the African and Afro-Brazilian Studies course at the Federal University of Maranhão (UFMA), carried out at the Quilombola School CEM-Professor Luiz Alves Ferreira, between November 2022 and April 2024. The formative proposal was based on Law no. 10.639/03 and grounded in the theoretical frameworks of Paulo Freire and Abdias do Nascimento, focusing on the promotion of racial equity, the appreciation of Black identity, and the deconstruction of stereotypes in the school environment. Actions included the creation of an anti-racist library, thematic teaching practices with an Afrocentric approach, and dialogue circles with the school community. The analysis draws on records, institutional diagnostics, and field observations, allowing the identification of advances in building a more inclusive and representative school culture. The results highlight the formative role of the residency program in preparing teachers committed to social justice, historical consciousness, and the transformation of the school into a space of resistance, belonging, and identity affirmation.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica do curso de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizadas na Escola Quilombola CEM-Professor Luiz Alves Ferreira, entre novembro de 2022 e abril de 2024. A proposta formativa esteve fundamentada na Lei nº 10.639/03 e ancorada nos referenciais de Paulo Freire e Abdias do Nascimento, com foco na promoção da equidade racial, na valorização da identidade negra e na desconstrução de estereótipos no ambiente escolar. Entre as ações implementadas destacam-se a criação de uma biblioteca antirracista, regências temáticas com abordagem afrocentrada e rodas de diálogo com a comunidade escolar. A análise parte de registros, diagnósticos institucionais e observações de campo, permitindo identificar avanços na construção de uma cultura escolar mais inclusiva e representativa. Os resultados evidenciam o papel formativo da residência pedagógica na preparação de docentes comprometidos com a justiça social, a consciência histórica e a transformação da escola em um espaço de resistência, pertencimento e afirmação identitária.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectFormação de Professores;pt_BR
dc.subjectTeacher Education;pt_BR
dc.subjectResidência Pedagógica;pt_BR
dc.subjectTeaching Residency;pt_BR
dc.subjectEducação Quilombola;pt_BR
dc.subjectQuilombola Education;pt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciais;pt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relations;pt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectAnti-Racismpt_BR
dc.titleRELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA EM RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AFROCENTRADA NA ESCOLA QUILOMBOLA CEM-PROFESSOR LUIZ ALVES FERREIRApt_BR
dc.title.alternativeREPORT ON EXPERIENCE IN TEACHING RESIDENCY: PROMOTING AFROCENTRIC EDUCATION AT THE QUILOMBOLA SCHOOL CEM - PROFESSOR LUIZ ALVES FERREIRApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHEILA CRISTINA COSTA CARREIRO.pdfTCC de Graduação3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.