Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10296Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | MACHADO, Cristiano Benigno | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T17:40:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-03T17:40:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/10296 | - |
| dc.description | The Literacy Day “Yes, I Can” in Maranhão, carried out in partnership between the State Government and the Landless Workers’ Movement (MST), reached an audience of illiterate young people and adults in the cities with the lowest Human Development Indexes in the state. This public policy was implemented through the Mais IDH Plan, with the aim of overcoming extreme poverty. The Cuban method, combined with Freirean Culture Circles, characterizes a program that has left a significant legacy in the state and within the Landless Workers’ Movement (MST), with its first experiences beginning in the early 2000s in the MST territories. Divided into two stages, the Literacy Day in Maranhão taught more than 7,000 people to read and write in the first stage alone. In addition to learning to read and write, these people experienced social impacts that transformed their worldview, opening up new opportunities and perspectives in life. In this context, this article aims to map the experience of the Literacy Day “Yes, I Can” in the context of Maranhão and to analyze the contributions and social impacts of South-South cooperation between Cuba and Brazil. To prepare this article, a bibliographic review will be carried out to deepen theoretical and methodological knowledge, data collection from institutional bodies, research in magazines, websites and blogs, especially with the MST, which was important in its implementation. We also conducted interviews with interlocutors who worked on the program, including teachers, students and activists of the movement. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Jornada de Alfabetização “Sim, eu posso”, no Maranhão, realizada em parceria entre o Governo do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), alcançou um público de jovens e adultos analfabetos nas cidades com os menores índices de Desenvolvimento Humano do estado. Esta política pública foi implementada a partir do Plano Mais IDH, com o objetivo de superar a extrema pobreza. O método cubano, aliado aos Círculos de Cultura Freireana, caracteriza um programa que deixou um legado significativo no estado e dentro do Movimento Sem Terra (MST), com suas primeiras experiências iniciadas ainda no início dos anos 2000 nos territórios do MST. Dividida em duas etapas, a Jornada de Alfabetização no Maranhão alfabetizou, somente na primeira etapa, mais de 7.000 pessoas. Além de aprender a ler e escrever, essas pessoas experimentaram impactos sociais que transformaram sua visão de mundo, abrindo novas oportunidades e perspectivas de vida. Neste contexto, este artigo tem como objetivo realizar um mapeamento da experiência da Jornada de Alfabetização “Sim, eu posso” no contexto maranhense e analisar as contribuições e impactos sociais da cooperação Sul-Sul entre Cuba e Brasil. Para a elaboração deste artigo, será feita uma revisão bibliográfica para aprofundamento teórico-metodológico, levantamento de dados junto a órgãos institucionais, pesquisas em revistas, sites e blogs, sobretudo, junto ao MST, que foi importante na sua implementação. Também fizemos entrevistas com interlocutores que atuaram no programa, desde professores(as), assim como estudantes e militantes do movimento. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | “Sim, eu posso”; | pt_BR |
| dc.subject | “Yes, I Can”; | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização; | pt_BR |
| dc.subject | Literacy; | pt_BR |
| dc.subject | Maranhão; | pt_BR |
| dc.subject | Maranhão; | pt_BR |
| dc.subject | Cuba | pt_BR |
| dc.subject | Cuba | pt_BR |
| dc.title | A REVOLUÇÃO PELAS LETRAS E A JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO NO MARANHÃO Um mapeamento do “Sim, eu posso” e seus impactos sociais no combate ao analfabetismo. | pt_BR |
| dc.title.alternative | THE REVOLUTION THROUGH LETTERS AND THE LITERACY JOURNEY IN MARANHÃO A mapping of “Yes, I can” and its social impacts in the fight against illiteracy. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CRISTIANO BENIGNO MACHADO.pdf | TCC de Graduação | 929 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.