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http://hdl.handle.net/123456789/10297| Título: | A atuação do intérprete educacional de libras na educação básica em Codó - MA |
| Título(s) alternativo(s): | The role of the educational sign language interpreter in basic education in Codó - MA |
| Autor(es): | LIMA, Isamara da Silva |
| Palavras-chave: | intérprete educacional; libras; inclusão escolar; surdez; educação básica; educational interpreter; libras; school inclusion; deafness; basic education. |
| Data do documento: | 24-Jun-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | Resumo: O presente artigo analisa a atuação do intérprete educacional de Libras na Educação Básica no município de Codó (MA), tendo como objetivo compreender as práticas desenvolvidas por esses profissionais, os desafios enfrentados em seu cotidiano e as contribuições para a inclusão de estudantes surdos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de questionário semiestruturado com três intérpretes atuantes na rede pública. Os resultados evidenciam que a atuação do intérprete vai além da mediação linguística, envolvendo ações pedagógicas e estratégias de inclusão, embora ainda marcada por desafios como ausência de materiais acessíveis, formação docente limitada em Libras e falta de articulação institucional. As análises apontam para a urgência de políticas formativas, reconhecimento institucional e práticas pedagógicas inclusivas que reconheçam o protagonismo surdo.___Abstract: This article analyzes the role of the educational Libras interpreter in Basic Education in the municipality of Codó (MA), aiming to understand the practices developed by these professionals, the challenges they face in their daily work, and their contributions to the inclusion of deaf students. The qualitative research was conducted through a semi-structured questionnaire with three interpreters working in the public school system. The results show that the interpreter’s role goes beyond linguistic mediation, involving pedagogical actions and inclusion strategies, although it is still marked by challenges such as the lack of accessible materials, limited teacher training in Libras, and a lack of institutional coordination. The analysis highlights the urgency of training policies, institutional recognition, and inclusive pedagogical practices that acknowledge the agency of deaf individuals. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10297 |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Isamara_da_Silva_Lima.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 438,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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