Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Isamara da Silva-
dc.date.accessioned2025-12-04T13:06:38Z-
dc.date.available2025-12-04T13:06:38Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/10297-
dc.description.abstractResumo: O presente artigo analisa a atuação do intérprete educacional de Libras na Educação Básica no município de Codó (MA), tendo como objetivo compreender as práticas desenvolvidas por esses profissionais, os desafios enfrentados em seu cotidiano e as contribuições para a inclusão de estudantes surdos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de questionário semiestruturado com três intérpretes atuantes na rede pública. Os resultados evidenciam que a atuação do intérprete vai além da mediação linguística, envolvendo ações pedagógicas e estratégias de inclusão, embora ainda marcada por desafios como ausência de materiais acessíveis, formação docente limitada em Libras e falta de articulação institucional. As análises apontam para a urgência de políticas formativas, reconhecimento institucional e práticas pedagógicas inclusivas que reconheçam o protagonismo surdo.___Abstract: This article analyzes the role of the educational Libras interpreter in Basic Education in the municipality of Codó (MA), aiming to understand the practices developed by these professionals, the challenges they face in their daily work, and their contributions to the inclusion of deaf students. The qualitative research was conducted through a semi-structured questionnaire with three interpreters working in the public school system. The results show that the interpreter’s role goes beyond linguistic mediation, involving pedagogical actions and inclusion strategies, although it is still marked by challenges such as the lack of accessible materials, limited teacher training in Libras, and a lack of institutional coordination. The analysis highlights the urgency of training policies, institutional recognition, and inclusive pedagogical practices that acknowledge the agency of deaf individuals.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectintérprete educacional;pt_BR
dc.subjectlibras;pt_BR
dc.subjectinclusão escolar;pt_BR
dc.subjectsurdez;pt_BR
dc.subjecteducação básica;pt_BR
dc.subjecteducational interpreter;pt_BR
dc.subjectlibras;pt_BR
dc.subjectschool inclusion;pt_BR
dc.subjectdeafness;pt_BR
dc.subjectbasic education.pt_BR
dc.titleA atuação do intérprete educacional de libras na educação básica em Codó - MApt_BR
dc.title.alternativeThe role of the educational sign language interpreter in basic education in Codó - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isamara_da_Silva_Lima.pdfTrabalho de Conclusão de Curso438,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.