Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/10298| Título: | O direito à permanência escolar com qualidade: analisando algumas narrativas |
| Título(s) alternativo(s): | The right to quality education: analyzing some narratives |
| Autor(es): | COSTA, Jardiele Silva |
| Palavras-chave: | permanência; educação básica; qualidade; escola; estudante; retention; basic education; quality; school; student. |
| Data do documento: | 24-Set-2024 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | Resumo: A pesquisa visa investigar sobre o Direito à permanência com qualidade na educação básica. O estudo tem como objetivo geral compreender como a política de acesso pode contribuir para a permanência com qualidade dos estudantes da educação básica. Como objetivos específicos, elencamos: entender a relação existente entre a política de acesso e política de permanência educacional; identificar os impactos da educação para a qualidade social; analisar a partir de algumas narrativas quais os fatores interferem na continuidade dos estudos na educação básica. O método de pesquisa a ser utilizada foi a narrativa, que considerou a abordagem qualitativa e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada aplicada com cinco participantes. De forma abordarmos estudos sobre o direito ao acesso e à permanência educacional e a relação entre Educação e qualidade social, nos fundamentamos em autores como: Vidal (2020); Freire (2007); Araújo e Cassini (2017); Savianni (2013); Brasil (1988, 1990, 1996, 2013); Oliveira e Araújo (2003), Belloni (2003), dentre outros. Podemos perceber a partir dos estudos realizados que o direito à educação consiste em uma luta histórica, que a política de acesso não garante a política de permanência com qualidade, esta muitas vezes estão a serviço da manutenção da ordem social vigente e naturalização de problemas sociais. Apesar de ambas se constituírem como instrumentos de garantia de Direito Subjetivo, ainda tem contribuído muito para os interesses da sociedade capitalista e para a reprodução das desigualdades sociais. A partir das narrativas analisadas, contatamos que alguns dos fatores que contribuem para os participantes não concluírem a educação básica são as baixas condições econômicas, vulnerabilidade social, gravidez precoce, falta de acompanhamento dos pais nos estudos, trabalhar para ajudar na renda familiar, cuidar dos irmãos mais novos.___ Abstract: The research aims to investigate the Right to quality permanence in basic education. The study's general objective is to understand how the access policy can contribute to the quality permanence of students in basic education. As specific objectives, we list: to understand the relationship between the access policy and the educational permanence policy; to identify the impacts of education on social quality; to analyze, based on some narratives, which factors interfere in the continuity of studies in basic education. The research method to be used was the narrative, which considered the qualitative approach and was based on bibliographic research. The instrument used for data collection was the structured interview applied to five participants. In order to address studies on the right to access and educational permanence and the relationship between Education and social quality, we based ourselves on authors such as: Vidal (2020); Freire (2007); Araújo and Cassini (2017); Savianni (2013); Brasil (1988, 1990, 1996, 2013); Oliveira and Araújo (2003), Belloni (2003), among others. We can see from the studies carried out that the right to education is a historical struggle, that the access policy does not guarantee the quality retention policy, which is often at the service of maintaining the current social order and naturalizing social problems. Although both constitute instruments of guaranteeing Subjective Rights, they have still contributed greatly to the interests of capitalist society and to the reproduction of social inequalities. Based on the narratives analyzed, we found that some of the factors that contribute to participants not completing basic education are low economic conditions, social vulnerability, early pregnancy, lack of parental support in studies, working to help with the family income, taking care of younger siblings. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/10298 |
| Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jardiele_Silva_Costa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 755,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.