Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10299
Título: Descarte de resíduos de equipamentos eletrônicos em escolas de ensino fundamental em Codó - MA
Título(s) alternativo(s): Disposal of electronic waste in elementary schools in Codó - MA
Autor(es): SILVA, Laura Roberta Rodrigues Sousa
Palavras-chave: resíduos de equipamentos eletrônicos;
meio ambiente;
ensino fundamental;
waste electronic equipment;
environment;
primary education.
Data do documento: 22-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Introdução: O descarte de resíduos de equipamentos eletrônicos constitui um desafio ambiental e social crescente, sobretudo em instituições escolares que utilizam equipamentos tecnológicos em suas práticas educativas. Objetivos: Este estudo buscou compreender como ocorre o descarte de resíduos eletrônicos em três escolas de educação básica no município de Codó (MA). Metodologia: A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores das escolas participantes. Os dados foram analisados com base na técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados: Os resultados apontaram práticas informais de descarte, ausência de políticas institucionais claras e carência de parcerias com órgãos especializados em reciclagem. Foi identificada uma percepção limitada, por parte da gestão escolar, acerca das implicações ambientais do descarte inadequado, embora reconheçam sua relevância. Conclusões: Constatou-se que o descarte inadequado do resíduo eletrônico nas escolas analisadas compromete a sustentabilidade ambiental e evidencia a necessidade de maior conscientização e responsabilidade coletiva. Ressalta-se, contudo, que o estudo não desenvolveu estratégias de educação ambiental, o que teria sido essencial para potencializar as ações escolares. Dessa forma, indica-se que futuras pesquisas e iniciativas priorizem a integração de práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à sustentabilidade.__ABSTRACT: Introduction: The disposal of waste electronic equipment is a growing environmental and social challenge, especially in schools that use technological resources in their educational practices. Objectives: This study aimed to understand how electronic waste is disposed of in three basic education schools in the municipality of Codó (Maranhão, Brazil). Methodology: The research adopted a qualitative approach and used semi-structured interviews conducted with the principals of the selected schools. The data were analyzed through the Discursive Textual Analysis (DTA) technique. Results: The results revealed informal disposal practices, the absence of clear institutional policies, and a lack of partnerships with specialized recycling organizations. School administrators showed a limited perception of the environmental implications of improper disposal, although they acknowledged its relevance. Conclusions: It was found that the inadequate disposal of electronic waste in the schools analyzed compromises environmental sustainability and highlights the need for greater awareness and collective responsibility. However, the study did not develop environmental education strategies, which would have been essential to strengthen the schools’ role in this field. Therefore, future research and initiatives should focus on integrating pedagogical practices with sustainable public policies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10299
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laura_Roberta_Rodrigues.pdfTrabalho de Conclusão de Curso318,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.