Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10302
Título: JIU-JITSU COMO UMA FERRAMENTA SOCIOCULTURAL: Um estudo no município de Grajaú-MA
Título(s) alternativo(s): Jiu-Jitsu as a Sociocultural Tool: A Study in the Municipality of Grajaú-MA
Jiu-Jitsu como herramienta sociocultural: un estudio en el municipio de Grajaú-MA
Autor(es): SILVA, Luiz Fernando de Jesus
Palavras-chave: Jiu-jitsu;
Jiu-jitsu;
Cultura;
Culture;
Inclusão Social;
Social Inclusion;
Comunidade
Community
Jiu-jitsu;
Cultura;
Inclusión social;
Comunidad
Data do documento: 20-Out-2025
Editor: UFMA
Citação: SILVA, Luiz Fernando de Jesus Silva. Jiu-jitsu como uma ferramenta sociocultural: Um estudo no município de Grajaú-MA. 2025. 16 f. Monografia (Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Geografia – Campus Grajaú) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Resumo: Este artigo investiga os aspectos socioculturais do jiu-jitsu, compreendendo-o não apenas como uma prática esportiva ou uma arte marcial, mas como um sistema cultural compartilhado por seus integrantes, que produz valores, identidades e vínculos sociais. A pesquisa combina revisão bibliográfica e observação participante no Centro de Treinamento CT Falcão, partindo de autores que trabalham a cultura e a socialização aplicadas ao jiu-jitsu como Geertz (1989), Laraia (2009), Gonzales (201), Lise e Capraro (2018), Lopes e Marcelo (2019), Marques (2019). Os resultados indicam como essa relação cultural do jiu-jitsu promove disciplina, respeito, hierarquia, pertencimento e transformação pessoal e que as inciativas locais, como aulas gratuitas para crianças, contribuem para a inclusão social e autoestima. Conclui-se que o jiu-jitsu atua como uma ferramenta sociocultural de inclusão.
Descrição: This article investigates the sociocultural aspects of jiu-jitsu, understanding it not simply as a sport or martial art, but as a cultural system shared by its members, which produces values, identities, and social bonds. The research combines a literature review and participant observation at the CT Falcão Training Center, drawing on authors who work on culture and socialization applied to jiu-jitsu, such as Geertz (1989), Laraia (2009), Gonzales (201), Lise and Capraro (2018), Lopes and Marcelo (2019), and Marques (2019). The results indicate how this cultural relationship with jiujitsu promotes discipline, respect, hierarchy, belonging, and personal transformation, and that local initiatives, such as free classes for children, contribute to social inclusion and self-esteem. It concludes that jiu-jitsu acts as a sociocultural tool for inclusion.___________Este artículo investiga los aspectos socioculturales del jiu-jitsu, entendiéndolo no simplemente como un deporte o arte marcial, sino como un sistema cultural compartido por sus miembros, que genera valores, identidades y vínculos sociales. La investigación combina una revisión bibliográfica y la observación participante en el Centro de Entrenamiento CT Falcão, basándose en autores que trabajan en cultura y socialización aplicada al jiu-jitsu, como Geertz (1989), Laraia (2009), Gonzales (201), Lise y Capraro (2018), Lopes y Marcelo (2019) y Marques (2019). Los resultados indican cómo esta relación cultural con el jiu-jitsu promueve la disciplina, el respeto, la jerarquía, la pertenencia y la transformación personal, y que iniciativas locales, como las clases gratuitas para niños, contribuyen a la inclusión social y la autoestima. Se concluye que el jiu-jitsu actúa como una herramienta sociocultural para la inclusión.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10302
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ FERNANDO DE JESUS SILVA.pdfTCC de Graduação375,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.