Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/10303
Título: A popularidade dos artistas na Era de Ouro do Rádio: a construção da celebridade de Emilinha Borba e Marlene
Título(s) alternativo(s): The popularity of artists in the Golden Age of Radio: the construction of the celebrity of Emilinha Borba and Marlene
Autor(es): GONÇALVES, Lucas Marques Araújo
Palavras-chave: Era de Ouro do Rádio;
celebridade;
Emilinha Borba;
Marlene.
Golden Era of Radio;
Celebrity;
Emilinha Borba;
Marlene
Data do documento: 19-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Essa pesquisa possui o objetivo de analisar a construção da celebridade de Emilinha Borba e Marlene na Era de Ouro do Rádio. O trabalho foi baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental baseada em textos teóricos sobre o fenômeno da celebridade, a história do rádio brasileiro e as cantoras do rádio, entre outros. Nesse trabalho, procurar-se-á, primeiramente, compreender o contexto, a importância e as características do rádio brasileiro das décadas de 1920 até a Era de Ouro do Rádio, do fenômeno da celebridade e dos artistas de rádio e sua relação com a celebridade entre a década de 1920 e a década de 1950. Depois, buscar-se-á contextualizar a vida e a carreira de Emilinha Borba e Marlene, focando, principalmente, no começo da trajetória das duas cantoras nos meios artístico e radiofônico e nas suas carreiras nas indústrias fonográfica e cinematográfica. Em seguida, se procurou analisar e comparar as semelhanças e diferenças entre a celebridade da Emilinha Borba e da Marlene focando em aspectos como a imagem das duas cantoras, as formas de divulgação na mídia e o comportamento dos fãs, entre outros.
Descrição: ABSTRACT This research has the objective of analyzing the construction of the celebrity of Emilinha Borba and Marlene in the Golden Era of Radio. The work was based on bibliographic and documental research based on theoretical texts about the celebrity phenomenon, the history of Brazilian radio, and female radio singers, among others. In this work, we will first seek to understand the context, importance, and characteristics of Brazilian radio from the 1920s to the Golden Era of Radio, the celebrity phenomenon, and radio artists and their relationship with celebrity between the 1920s and the 1950s. Afterwards, it will seek to contextualize the life and career of Emilinha Borba and Marlene, focusing mainly on the early career of the two singers in the artistic and radio media and on their careers in the recording and film industries. Then, we tried to analyze and compare the similarities and differences between the celebrity of Emilinha Borba and Marlene focusing on aspects such as the image of the two singers, the ways of publicizing themselves in the media, and the behavior of their fans, among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/10303
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Comunicação Social/ Rádio e TV do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_GONÇALVES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso959,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.