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http://hdl.handle.net/123456789/1041
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mota, Wilnne Janne Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-18T19:35:40Z | - |
dc.date.available | 2017-04-18T19:35:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1041 | - |
dc.description | Monografia apresentada à banca examinadora do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como escopo analisar o procedimento administrativo de registro, que se perfaz através de uma sucessão de atos administrativos. Trata-se de procedimento que visa a tutela jurídico-administrativa do patrimônio cultural imaterial, composto pelos bens culturais intangíveis, indispensáveis à preservação da memória e da identidade de um povo. Para uma melhor abordagem do problema, investigou-se acerca do surgimento e evolução do instituto do tombamento, assim como seus traços distintivos em relação ao registro, considerando a incompatibilidade daquele instituto com as características da dinamicidade e intangibilidade interentes à essência dos bens culturais imateriais. Por conseguinte, procedeu-se a um levantamento bibliográfico acerca dos aspectos jurídicos do procedimento de registro, com destaque à identificação de seus efeitos, para fins de demonstração da incompatibilidade do instituto do tombamento com a proteção do patrimônio cultural intangível, assim como um estudo sobre as modalidades de bens culturais conforme o regramento jurídico relacionado ao registro, a saber, o Decreto nº 3.351/2000. Analisou-se ainda o instituto da salvaguarda, conjunto de ações desempenhadas pela coletividade e pelo poder público, destinadas à efetiva preservação dos referidos bens. Por fim, foi feita uma breve análise acerca do patrimônio cultural imaterial maranhense, analisando-se o complexo de atos administrativos que culminaram no registro do Tambor de Crioula e do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão, elevando-os à condição de bens culturais imateriais. Concluiu-se que, apesar de não se tratar de um sistema jurídico suficientemente amadurecido, as normas jurídicas relacionadas ao registro e as ações de salvaguarda detém autonomia em relação ao tombamento, sendo este inaplicável para fins de proteção do patrimônio cultural imaterial. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural Imaterial | pt_BR |
dc.subject | Tombamento | pt_BR |
dc.subject | Registro | pt_BR |
dc.subject | Salvaguarda | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense | pt_BR |
dc.subject | Intangible cultural heritage | pt_BR |
dc.subject | Tipping | pt_BR |
dc.subject | Record | pt_BR |
dc.subject | Safeguard | pt_BR |
dc.subject | Intangible cultural heritage maranhense | pt_BR |
dc.title | A TUTELA JURÍDICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: um estudo interdisciplinar sobre o registro e o caso maranhense | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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WilnneMota.pdf | TCC - WILNNE JANNE PINHEIRO MOTA | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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