Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1042
Título: REVISÃO JUDICIAL DE CONTRATOS: A (in)aplicabilidade da Teoria da Imprevisão diante da Inflação
Autor(es): Monteiro, Josué Roberto Almeida
Palavras-chave: Teoria da Imprevisão
Cláusula rebus sic stantibus
Onerosidade excessiva
Inflação
Revisão judicial de contratos
Clause rebus sic stantibus
Excessive burden
Inflation
Judicial review of contracts
Data do documento: 10-Jul-2015
Resumo: Discorre sobre a Teoria da Imprevisão e a possibilidade de sua aplicação em decorrência do advento do fenômeno inflacionário. Evoca os fundamentos da revisão judicial dos contratos e os princípios e conceitos que embasam a Teoria dos Contratos e sua Teoria Revisional, tais como o pacta sunt servanda, a onerosidade excessiva e a cláusula rebus sic stantibus. Desenvolve um retrospecto histórico que permite a compreensão dos fundamentos da revisão contratual. Considera a Teoria da Imprevisão como limitadora da autonomia da vontade que alicerça os contratos e questiona a aplicabilidade da referida teoria, com fulcro na inflação, no bojo de revisão judicial de contratos. Promove uma análise crítica do tema, o que faz a partir de levantamento bibliográfico na doutrina e jurisprudência que tratam do assunto. Conclui pela inaplicabilidade da Teoria da Imprevisão in casu, pois, no Brasil, a inflação não pode ser concebida como um fenômeno imprevisível, haja vista sua recorrência e consequências nefastas para a ordem econômica e social, que podem ser agravadas pela pretensa flexibilidade contratual.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1042
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosueMonteiro.pdfTCC - JOSUÉ ROBERTO ALMEIDA MONTEIRO266,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.