Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1044
Título: ADEQUAÇÃO DO CARÁTER PUNITIVO DO DANO MORAL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Autor(es): Carvalho, Rhayra Melo Ribeiro de
Palavras-chave: Responsabilidade Civil
Dano moral
Direitos da Personalidade
Relação de Consumo
Funções do dano moral
Função Punitiva
Punitive Damages
Direito do Consumidor
Liability
Moral damage
Rights of Personality
Consumption Ratio
Functions of moral damage
Punitive function
Consumer Law
Data do documento: 6-Jul-2015
Resumo: A reiteração de práticas abusivas e danosas no mercado de consumo tem aumentado o número de reclamações judiciais por consumidores em defesa de seus direitos extrapatrimoniais. Surge, então, a necessidade de se utilizar instrumentos que inibam as práticas abusivas praticadas pelas empresas contra o consumidor, hipossuficiente nessa relação. Nesse sentido, é essencial a aplicação do aspecto punitivo na quantificação do dano moral para que este tenha maior efetividade em sua aplicação. Contudo, a função punitiva da reparação do dano moral não é tema pacífico no Direito Brasileiro, sendo objeto de diversas controvérsias. Por isso, serão apreciados entendimentos doutrinários e jurisprudenciais, a fim de analisar a função punitiva do dano moral em face das relações tuteladas pelo Direito do Consumidor e sua influência na prevenção de práticas que atentem contra os direitos da personalidade.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1044
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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