Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1054
Título: A PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA E O DANO MORAL COLETIVO: uma avaliação do entendimento do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Sá, Brunna Renata de Abreu
Palavras-chave: Publicidade
Consumidor
Dano moral coletivo
Superior Tribunal de Justiça
Advertising
Consumer
Collective Moral Damage
Superior Justice Tribunal
Data do documento: 20-Jul-2015
Resumo: A presente monografia trata da possibilidade de concessão do dano moral coletivo na hipótese de veiculação de publicidade enganosa e abusiva – práticas vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Desse modo, são analisados o conceito de publicidade, bem como os de publicidade enganosa e abusiva. Além disso, é feito estudo sistêmico sobre o instituto do dano, em suas várias acepções, o dano moral e o dano moral coletivo e seus aspectos peculiares, bem como sobre a sua relação com os direitos transindividuais. Ademais, o estudo aborda ainda a responsabilidade civil no âmbito das relações de consumo, por sua fundamental importância para compreensão do dano moral coletivo. Simultaneamente ao estudo doutrinário, será feita análise jurisprudencial, com base em decisões do Superior Tribunal de Justiça, sobre a viabilidade do dano moral coletivo nas relações de consumo e no caso específico de publicidade ilícita. Conclui-se, ao fim, que existe a possibilidade de condenação por dano moral coletivo, uma vez que a divulgação de publicidade ilicitamente considerada consiste em violação a direito difuso passível de sanção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1054
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

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