Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1071
Título: DANO MORAL E A INCLUSÃO INDEVIDA NOS BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE INADIMPLENTES: o cabimento de indenização ao devedor contumaz
Autor(es): Pinheiro, Joana Caroline de Araújo
Palavras-chave: Inscrição indevida
Devedor contumaz
Súmula 385
Stubborn debtor
improper Description
Precedent 385
Data do documento: Jul-2015
Resumo: A inscrição indevida do consumidor nos bancos de dados e cadastros de inadimplência trata-se de um ato contrário a lei e, portanto, gera o direito de reparação do ilícito praticado por parte de seus responsáveis. Porém, não havia nenhuma disposição legal acerca do cabimento dessa indenização àqueles que já possuíssem cadastro anterior legítimo. Em razão disso, surgiram entendimentos discordantes acerca do cabimento ou não dessa indenização ao devedor contumaz. Visando pacificar o entendimento jurisprudencial sobre o assunto, o STJ editou a Súmula 385 que nega indenização por dano moral a pessoas que, apesar de terem sido inscritas indevidamente, já possuíam anteriormente cadastros legítimos. No entanto, a referida súmula contraria dispositivos legais garantidos pela Constituição Federal, pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Código Civil. Em razão disso, doutrina e jurisprudência, além de estudiosos, fazem críticas importantes a respeito da aplicabilidade dessa súmula, uma vez que, além de ferir os mencionados dispositivos, favorece a impunidade dos responsáveis pela prática do ato ilegal.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito de Direito da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharela em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1071
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoanaPinheiro.pdfTCC - JOANA CAROLINE DE ARAÚJO PINHEIRO383,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.