Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1078
Título: ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: Análise jurídica da concepção familiar pautada nos princípios da afetividade e pluralidade
Autor(es): Galeno, Juliana França de Araújo
Palavras-chave: Evolução
Família
Homossexuais
Casais
Adoção
Crianças
Adolescentes
Data do documento: Jul-2015
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os direitos inerentes às famílias compostas por casais homoafetivos, no que diz respeito à possibilidade de adoção de crianças e adolescentes. Em um primeiro momento, será analisada a evolução do conceito de família ao longo do desenvolvimento do direito civil, especialmente do ramo do direito da família. A seguir, serão abordados aspectos atinentes a família brasileira após o advento da Constituição Federal de 1988, com atenção aos aspectos relacionados ao reconhecimento e valoração da afetividade enquanto pilar de sustentação das famílias contemporâneas, bem como precedente de legalidade de todas as famílias plurais. Por último, será analisada a possibilidade jurídica de adoção por casais homoafetivos, através dos entendimentos mais recentes das Cortes Superiores, a fim de demonstrar a validade de tais medidas, como garantia do exercício pleno dos direitos à dignidade e à busca pela felicidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1078
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaGaleno.pdfTCC - JULIANA FRANÇA DE ARAÚJO GALENO367,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.