Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1100
Título: PRIVACIDADE E LIBERDADE DE EXPRESSÃO: colisão de princípios à luz das teorias de Ronald Dworkin e Robert Alexy
Autor(es): Melo Neto, José Samuel de Miranda
Palavras-chave: Colisão de princípios
Privacidade
Liberdade de Expressão
Modernidade Líquida
Direitos fundamentais
Collision of Principles
Privacy
Liberty of Expression
Liquid Modernity
Fundamental rights
Data do documento: 2014
Resumo: A colisão entre princípios ligados a direitos fundamentais tem sido verificada recorrentemente nos julgados de maior referência para o controle de constitucionalidade do Brasil. A presente monografia tem como principal objetivo analisar a colisão entre o princípio da Privacidade e o da Liberdade de Expressão. Para isso, apresenta os fundamentos desses direitos sob uma perspectiva humanística – modernidade líquida e sociedade do espetáculo – e considera o que dispõe o ordenamento jurídico brasileiro e doutrina. Verifica, também, a ponderação e o sopesamento de princípios à luz da Teoria Geral do Direito de Ronald Dworkin e de Robert Alexy. Faz análise de precedentes sobre jurisprudência ligada ao desenvolvimento desses direitos e de casos internacionais – como o direito ao esquecimento – também associados a tais princípios. Faz análise da controvérsia discutida no Supremo Tribunal Federal (STF) – Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 4815 – acerca das biografias não autorizadas.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1100
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseMeloNeto.pdfTCC - JOSÉ SAMUEL DE MIRANDA MELO NETO372,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.