Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1105
Título: SEGURANÇA PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL FORMAL: a necessidade do sistema penal para a manutenção da ordem pública nas sociedades contemporâneas
Autor(es): Alves Filho, Maurício Roberto Monier
Palavras-chave: Segurança pública
Controle social formal
Sistema penal
Direito de punir
Ordem pública
Public security
Formal social control
Criminal justice system
Right to punish
Public order
Data do documento: Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade abordar o tema concernente à segurança pública, a partir da necessidade do sistema penal para a manutenção da ordem pública nas sociedades contemporâneas. Com tal desiderato, faz-se necessário traçar um breve panorama histórico sobre a constituição do controle social formal, como forma de demonstrar como se deu o processo de monopolização estatal do direito de punir as condutas criminosas praticadas no bojo das relações sociais. Nesse diapasão, após as considerações apresentadas, procederá o trabalho à análise das teorias criminológicas que contestam as esferas de justificação e legitimação dos campos institucionais do direito de punir estatal ao longo dos tempos. Em seguida, o tema será abordado a partir de uma perspectiva encartada no âmbito das sociedades contemporâneas, pautando-se a discussão na necessidade do controle social formal e, por via de consequência, do sistema penal e de suas implicações pragmáticas para as atividades de controle da criminalidade e violência.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1105
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MauricioAlvesFilho.pdfTCC - MAURÍCIO ROBERTO MONIER ALVES FILHO645,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.