Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1117
Título: AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E A FUGA DO REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO
Autor(es): Freitas, Isabela Bacelar de
Palavras-chave: Regime jurídico administrativo
Crise do Estado
Burocracia
Reforma gerencial
Eficiência
Terceiro Setor
Organizações Sociais
Fiscalização estatal
Fuga do regime jurídico administrativo
Administrative juridical rules
Crisis of the State
Bureaucracy
Managerial Reform
Efficiency
Third Sector
Social Organizations
State supervision
Escape from the administrative juridical rules
Data do documento: Dez-2014
Resumo: A análise das possibilidades de utilização das entidades denominadas Organizações Sociais como instrumento de fuga do regime administrativo publicístico, com a consequente lesão a princípios fundamentais, constitui o objetivo principal deste trabalho monográfico. Para a compreensão desta problemática, expõe-se os moldes do regime jurídico administrativo e os princípios fundamentais que norteiam toda a atuação estatal, bem como o cenário de crise do Estado diante da ineficiência na prestação de serviços públicos e de sua extrema burocracia e lentidão. Explora-se, então, as bases para a Reforma gerencial de 1998, a qual, elevando o princípio da eficiência a mandamento constitucional, impulsionou a realização de parcerias do Estado com o setor privado. O Terceiro Setor surge como tentativa de melhorar a prestação de serviços públicos não-exclusivos e alargar o conceito de cidadania, modificando profundamente as relações entre o Estado e a sociedade civil. As Organizações Sociais, enquanto integrantes do Terceiro Setor, são entidades privadas, sem fins lucrativos, que perseguem interesses públicos, e por isso recebem uma série de benefícios por parte do poder público. Nessa seara, analisa-se em que grau o Estado pode exercer controle e fiscalização sobre essas instituições, aplicando-se, em certo grau, mandamentos do regime publicístico. Por fim, expõe-se que forma estas podem ser utilizadas como instrumento de fuga do regime jurídico administrativo.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1117
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelaFreitas.pdfTCC - ISABELA BACELAR DE FREITAS442,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.