Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1142
Título: A IMPUTABILIDADE PENAL DOS PSICOPATAS: PENA OU MEDIDA DE SEGURANÇA?
Autor(es): Sousa, Sanara Marques
Palavras-chave: Psicopata
Psicopatia
Pena
Medida de segurança
Culpabilidade
Imputabilidade
Psychopath
Psychopathy
Custodial sentence
Detention order
Culpability
Accountability
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo traçar um panorama a respeito do tratamento dispensado pelo ordenamento jurídico brasileiro aos psicopatas que cometem infrações penais. Em um primeiro momento, analisamos a estrutura do crime, com a análise dos elementos que compõem a sua definição, quais sejam: o fato típico, ilícito e culpável, este último abordado em maior profundidade, tendo em vista a sua relevância para o estudo proposto. A seguir, analisamos o conceito de psicopatia, abordando as suas características, diagnóstico e possíveis causas discutidas na literatura. Por fim, analisamos a aplicação da pena e da medida de segurança a psicopatas infratores da lei penal, atentando para os aspectos positivos e negativos de cada um dos posicionamentos adotados pelos doutrinadores e na jurisprudência brasileira, face à estrutura do atual sistema prisional brasileiro.
Descrição: Monografia apresentada à banca examinadora do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1142
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SanaraSousa.pdfTCC - SANARA MARQUES SOUSA335,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.