Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Micael Carvalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T18:48:02Z | - |
dc.date.available | 2017-05-02T18:48:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1156 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Música | pt_BR |
dc.description.abstract | Trabalho sobre a formação e as competências desenvolvidas a partir das experiências dos licenciandos em Música da UFMA e UEMA no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Analisa o PIBID como política de formação docente e sua contribuição na formação inicial de educadores musicais. Reflete sobre o papel que o Programa exerce na inserção do ensino de música nas escolas, como também a função que desenvolve na formação inicial dos licenciandos em Música. A pesquisa tem natureza quanti-qualitativa, e como método de investigação o Estudo de Caso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os questionários e entrevistas com os Bolsistas, Supervisores e Coordenadores vinculados aos subprojetos selecionados para o trabalho. Utilizou-se de questionário de dados factuais para o levantamento quantitativo, no sentido de compreender o perfil dos licenciandos participantes da pesquisa. As respostas dos Bolsistas, Supervisores e Coordenadores dos subprojetos de Música da UFMA e da UEMA revelaram que existe muitas debilidades na formação do educador musical durante a graduação, porém o PIBID contribui (mesmo com os problemas relatados) essencialmente para a formação das pessoas vinculadas à ele. As competências desveladas durante a análise dos instrumentos de coleta de dados foram a oralidade, conhecimento da realidade escolar, planejamento, domínio dos conteúdos propostos, práxis-pedagógica, organização, segurança e trabalho em grupo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | PIBID de Música | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Initiation to teaching | pt_BR |
dc.subject | PIBID of Music | pt_BR |
dc.title | Competências e formação do licenciando em Música da UFMA e da UEMA por meio do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MicaelSantos.pdf | TCC - MICAEL CARVALHO DOS SANTOS | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.