Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1157
Título: A transmissão oral no bumba-meu-boi de São Luís do Maranhão: um relato de experiência no Boizinho Barrica
Autor(es): Almeida, Thayrine Larissa Melonio
Palavras-chave: Transmissão oral
Manifestações culturais
Bumba-meu-Boi
Boizinho Barrica
Oral transmission
Cultural events
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo evidenciar processos de transmissão oral presentes no Bumba-meu-boi do Maranhão. Tendo como campo de estudo o Boizinho Barrica que se configura como um renomado grupo de dança da cidade de São Luis (MA) e que contempla essa manifestação da cultura musical e popular maranhense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas Revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) dos anos 2005-2015, a fim de levantar as publicações que contemplavam a temática da transmissão oral em manifestações populares das culturas do país. Os resultados apontaram para a importância que as práticas, como a do Bumba-meu-boi, têm em contextos e espaços não escolares e diferenciados, que também propiciam a difusão da cultura e da música. Sem pretender excluir conteúdos e outras culturas, mas tendo como ênfase a música brasileira maranhense, a intenção foi a valorização e o conhecimento mais aprofundado da cultura local e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de música em espaços formais de ensino.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, modalidade Artigo Científico, apresentado ao Centro de Ciências Humanas como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Música.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1157
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThayrineAlmeida.pdfTCC - THAYRINE LARISSA MELONIO ALMEIDA633,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.