Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1160
Título: | Processo de ensino-aprendizagem musical em grupos de cultura popular: um estudo de caso sobre o grupo Maratuque Upaon-Açu |
Autor(es): | Sousa, Melannie Carolina Ramos de |
Palavras-chave: | Grupo de cultura popular Ensino-aprendizagem não formal e informal Maracatu Popular culture group Teaching and learning non-formal and informal |
Data do documento: | 25-Mai-2016 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o grupo de cultura popular Maratuque Upaon-Açu de São Luís do Maranhão. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos de ensino-aprendizagem musical do grupo em questão. Para alcançarmos o objetivo proposto, fizemos breve levantamento teórico especializado e pesquisa de campo. Foram realizados, também, questionários com os instrutores e integrantes do grupo para a análise dos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram que os ensinos não formal e informal estão presentes no grupo pesquisado, no qual o entrosamento entre os participantes, o acesso ao instrumento e prática da repetição são essenciais para a aprendizagem. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Música. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1160 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MelannieSousa.pdf | TCC - MELANNIE CAROLINA RAMOS DE SOUSA | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.