Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1160
Título: Processo de ensino-aprendizagem musical em grupos de cultura popular: um estudo de caso sobre o grupo Maratuque Upaon-Açu
Autor(es): Sousa, Melannie Carolina Ramos de
Palavras-chave: Grupo de cultura popular
Ensino-aprendizagem não formal e informal
Maracatu
Popular culture group
Teaching and learning non-formal and informal
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o grupo de cultura popular Maratuque Upaon-Açu de São Luís do Maranhão. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os processos de ensino-aprendizagem musical do grupo em questão. Para alcançarmos o objetivo proposto, fizemos breve levantamento teórico especializado e pesquisa de campo. Foram realizados, também, questionários com os instrutores e integrantes do grupo para a análise dos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostraram que os ensinos não formal e informal estão presentes no grupo pesquisado, no qual o entrosamento entre os participantes, o acesso ao instrumento e prática da repetição são essenciais para a aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Música.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1160
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MelannieSousa.pdfTCC - MELANNIE CAROLINA RAMOS DE SOUSA1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.