Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1163
Título: O uso do método Suzuki para o ensino do violino na EMEM: relatos de experiências
Título(s) alternativo(s): Using the Suzuki method for violin teacher in EMEM: experience reports
Autor(es): Mota, Manoel da Conceição Santos
Palavras-chave: Método Suzuki
Educação do talento
Pedagogia musical
Ensino de música no Brasil e no Maranhão
Ensino de Violino
Method Suzuki
Talent Education
Music education
Music education in Brazil and Maranhão
Violin Teaching
Data do documento: 11-Abr-2016
Resumo: O presente artigo visa traçar um perfil do método Suzuki através de uma contextualização histórica no Brasil, em especial o trabalho desenvolvido pelo núcleo de cordas da Escola de Música do Estado do Maranhão EMEM, e sua inserção no universo pedagógico. Todo o trabalho se baseou em extensa pesquisa bibliográfica em textos do próprio Suzuki e de renomados educadores musicais brasileiros, todos com conhecimento acerca da utilização da metodologia da Educação do talento. Vamos enfocar a importância que teve o uso do método para um aumento quantitativo e qualitativo dos instrumentistas de cordas no Maranhão, já que até então os tradicionais métodos de violino empregados na escola não haviam dado resultados satisfatórios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, modalidade Artigo Científico, apresentado ao Centro de Ciências Humanas como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Música.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1163
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManoelMota.pdfTCC - MANOEL DA CONCEIÇÃO SANTOS DA MOTA229,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.