Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1163
Título: | O uso do método Suzuki para o ensino do violino na EMEM: relatos de experiências |
Título(s) alternativo(s): | Using the Suzuki method for violin teacher in EMEM: experience reports |
Autor(es): | Mota, Manoel da Conceição Santos |
Palavras-chave: | Método Suzuki Educação do talento Pedagogia musical Ensino de música no Brasil e no Maranhão Ensino de Violino Method Suzuki Talent Education Music education Music education in Brazil and Maranhão Violin Teaching |
Data do documento: | 11-Abr-2016 |
Resumo: | O presente artigo visa traçar um perfil do método Suzuki através de uma contextualização histórica no Brasil, em especial o trabalho desenvolvido pelo núcleo de cordas da Escola de Música do Estado do Maranhão EMEM, e sua inserção no universo pedagógico. Todo o trabalho se baseou em extensa pesquisa bibliográfica em textos do próprio Suzuki e de renomados educadores musicais brasileiros, todos com conhecimento acerca da utilização da metodologia da Educação do talento. Vamos enfocar a importância que teve o uso do método para um aumento quantitativo e qualitativo dos instrumentistas de cordas no Maranhão, já que até então os tradicionais métodos de violino empregados na escola não haviam dado resultados satisfatórios. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso, modalidade Artigo Científico, apresentado ao Centro de Ciências Humanas como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Música. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1163 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ManoelMota.pdf | TCC - MANOEL DA CONCEIÇÃO SANTOS DA MOTA | 229,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.