Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1167
Título: | Ensino de instrumentos musicais na escola: apontamentos bibliográficos e a experiência do estágio supervisionado |
Autor(es): | Cordeiro, Jefferson Borges |
Palavras-chave: | Ensino de instrumentos musicais Revistas da ABEM Estágio |
Data do documento: | 8-Abr-2016 |
Resumo: | O presente artigo tem como foco a perspectiva da inserção de instrumentos musicais na educação básica como recurso possível para o conteúdo de música. Teve como objetivo refletir sobre a ausência ou presença do referido ensino nas atividades de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Música - licenciatura da UFMA, realizadas em escolas campos de estágio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizaram a pesquisa bibliográfica levantando os estudos publicados nas Revistas da ABEM que contemplassem o tema escolhido, bem como o estudo de caso relatado por meio da experiência com o ensino de música durante o estágio na educação infantil e no ensino fundamental. Sem a intenção de generalizar as reflexões e discussões, os resultados apontam que o ensino de instrumentos musicais tanto nas publicações das Revistas da ABEM, quanto nas escolas campos de estágio, ainda é uma realidade distante da prática e permeada de desafios e resistências. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso, modalidade Artigo Científico, apresentado ao Centro de Ciências Humanas como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Música. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1167 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JeffersonCordeiro.pdf | TCC - JEFFERSON BORGES CORDEIRO | 275,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.