Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1167
Título: Ensino de instrumentos musicais na escola: apontamentos bibliográficos e a experiência do estágio supervisionado
Autor(es): Cordeiro, Jefferson Borges
Palavras-chave: Ensino de instrumentos musicais
Revistas da ABEM
Estágio
Data do documento: 8-Abr-2016
Resumo: O presente artigo tem como foco a perspectiva da inserção de instrumentos musicais na educação básica como recurso possível para o conteúdo de música. Teve como objetivo refletir sobre a ausência ou presença do referido ensino nas atividades de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Música - licenciatura da UFMA, realizadas em escolas campos de estágio. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizaram a pesquisa bibliográfica levantando os estudos publicados nas Revistas da ABEM que contemplassem o tema escolhido, bem como o estudo de caso relatado por meio da experiência com o ensino de música durante o estágio na educação infantil e no ensino fundamental. Sem a intenção de generalizar as reflexões e discussões, os resultados apontam que o ensino de instrumentos musicais tanto nas publicações das Revistas da ABEM, quanto nas escolas campos de estágio, ainda é uma realidade distante da prática e permeada de desafios e resistências.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, modalidade Artigo Científico, apresentado ao Centro de Ciências Humanas como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Música.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1167
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Música do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JeffersonCordeiro.pdfTCC - JEFFERSON BORGES CORDEIRO275,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.