Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1169
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dc.contributor.authorBrito, Sammara Rhaisa Alves-
dc.date.accessioned2017-05-03T17:38:42Z-
dc.date.available2017-05-03T17:38:42Z-
dc.date.issued2013-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1169-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Alimentos.pt_BR
dc.description.abstractO café é a bebida mais apreciada no mundo inteiro, tendo o café brasileiro se adequado às exigências do mercado consumidor. O objetivo desse trabalho foi avaliar as características físico-químicas e sensoriais de café torrado e moído, acondicionados em embalagem almofada e a vácuo, de duas marcas comercializadas em Imperatriz-MA. Diante disso, foram realizadas as análises físico-químicas (pH, índice de coloração da bebida e cor do pó) e aceitação sensorial (cor, aparência, aroma, sabor, acidez, impressão global e intenção de compra) do café de duas diferentes marcas comerciais de café torrado e moído em diferentes tipos de embalagens (almofada e à vácuo). As características físico-químicas e sensoriais de café torrado e moído, acondicionados em embalagem almofada e a vácuo, de duas marcas comercializadas em Imperatriz-MA apresentaram-se de acordo com os dados da literatura para os padrões do café brasileiro. Para os atributos sabor, corpo, acidez, impressão global e para a atitude de compra não foram observadas diferença significativa entre os tipos de cafés avaliados. Já para os atributos cor, aparência e aroma houve diferença significativa (p<0,05). A cor e a aparência tiveram maior aceitação para a Marca A almofada quando comparada com a Marca A vácuo e a Marca B almofada. Para o atributo aroma, a Marca B vácuo apresentou maior aceitação que a Marca A vácuo. Os cafés avaliados apresentaram uma boa aceitação para todos os atributos sensoriais avaliados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEmbalagem almofadapt_BR
dc.subjectEmbalagem à vácuopt_BR
dc.subjectMarcas comerciaispt_BR
dc.subjectCaracterísticas sensoriaispt_BR
dc.subjectCushion packagept_BR
dc.subjectVacuum packgept_BR
dc.subjectBrand tradespt_BR
dc.subjectSensory characteristicspt_BR
dc.titleAvaliação físico-química e sensorial de café torrado e moído, comercializado em Imperatriz-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Engenharia de Alimentos do Campus de Imperatriz

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