Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1177
Título: Fermentação semi-sólida por Rhizopus oligosporus para obtenção de tempeh
Autor(es): Brito, Bruna Oliveira
Palavras-chave: Fermentação semi-sólida
Soja
Rhizopus oligosporus
Determinações analíticas
Solid state fermentation
Soy
Rhizopus oligosporus
Analytical determinations
Data do documento: 6-Mar-2013
Resumo: Tempeh é um alimento fermentado a base de soja, tradicional produto da Indonésia, seu processamento se dar pela Fermentação em estado sólido do fungo, Rhizopus oligosporus. Produto apreciado pelos vegetarianos, por ser uma grande fonte de proteínas. A Fermentação semi-sólida é um processo no qual o crescimento do micro-organismo e a formação dos produtos ocorrem na superfície do substrato sólido próximo à ausência de água livre. Objetivou-se neste trabalho o cultivo semi-sólido do fungo filamentoso, em soja, para determinação de uma formulação adequada do tempeh. Pelos resultados obtidos, observou-se que a melhor condição de preparo do tempeh foi de volume de inóculo de 4mL/100 g de substrato incubado em sacos plásticos perfurados, durante 24 horas a 30°C, resultando em uma massa branca compacta, envolvida de micélios do fungo Rhizopus oligosporus, obtendo-se um alimento rico em nutrientes, com altos níveis de atividade enzimática, proteínas e lipídios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, da Universidade Federal do Maranhão, como pré-requisito para a conclusão de curso e obtenção do grau em Bacharel em Engenharia de Alimentos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1177
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Engenharia de Alimentos do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaBrito.pdfTCC - BRUNA OLIVEIRA BRITO873,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.